São Paulo ganha MobiPrize

As iniciativas implementadas pelo Laboratório de Mobilidade da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (SMT) foram reconhecidas pelo último prêmio internacional MobiPrize, organizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. O prêmio é dado a governos que demonstram esforços para inovar e incentivar o empreendedorismo em transporte sustentável. A entrega do MobiPrize será feita durante o Congresso Mundial de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS, sigla em inglês), que será realizado entre 7 e 11 de setembro, em Detroit (EUA).

Segundo o site do MobiPrize, a SMT criou por meio do Laboratório “um quadro voltado a catalisar o crescimento futuro e contínuo na empreitada da Nova Mobilidade, com desenvolvimento industrial e econômico” e tomou decisões “fortes e necessárias” para mudar a cultura institucional, abrindo dados para desenvolvedores criarem avanços na informação aos usuários e na participação pública de plataformas do município.

Lançado em março deste ano, o Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana incentiva a criação de aplicativos para smartphones e tablets, além de softwares e dispositivos para semáforos, radares, GPSs para todos os demais aparelhos. O objetivo é contribuir para as boas práticas de solução e modernização dos sistemas existentes e incluir e engajar a sociedade civil na pauta. A proposta é inédita no gerenciamento do setor no poder público.

No laboratório foram formados grupos de pesquisa, cada qual com um foco diferente em mobilidade no transporte e no trânsito. Foram oferecidas bolsas de pesquisa para estudantes do ensino médio até especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os bolsistas recebem um apoio financeiro da Fundação USP (FUSP), que varia de R$ 351,90 e R$ 5.908,80, de acordo com o currículo que têm, experiência na área e horas de dedicação semanais ao projeto. 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Paulo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.