Ao ultrapassar a Inglaterra no final do ano passado, o Brasil se tornou a sexta economia do mundo. Somos também, hoje, o terceiro maior mercado de veículos a motor do mundo.
Essas, entre muitas outras, são boas notícias para o País e mostram que estamos no caminho certo.
Por outro lado, rápida folheada na edição de 2012 do Pocket World in Figures, da The Economist, não passa essa mesma sensação. A página 62, por exemplo, mostra a Malásia em 24o e último lugar do ranking, segundo o índice de inovação. O Innovation Index, da The Economist, é um cálculo que afere como o país adota novas tecnologias, como é a interação entre os seus setores das ciências e dos negócios, qual é o volume de investimento em instituições de pesquisa e seu nível de proteção aos direitos de propriedade intelectual. Acima da Malásia vem o Qatar em 23o lugar, a Coreia do Sul é a 12a colocada, o Japão o 4o e os Estados Unidos, o primeiro.
O Brasil não aparece.
O volume de registro de patentes é considerado um eloquente índice do nível de inovação e pesquisa e desenvolvimento de um país. Na página seguinte da publicação inglesa, há o ranking das patentes. Em último lugar, o 21o, aparece a Finlândia. O Cazaquistão é o 15o, a Coreia do Sul a 3a e o Japão, o primeiro.
De novo, o Brasil nem aparece.
E estas não são boas notícias.
Inovação!Brasileiros é a nova revista da Brasileiros Editora Ltda. Ela chega para incentivar a pesquisa e o conhecimento, para abrir espaço para ideias que ajudem o Brasil a continuar em seu caminho de protagonista. Um Brasil cada vez mais influente em um mundo cada vez mais complexo.
Inovação!Brasileiros vem se juntar à Brasileiros e à Arte!Brasileiros, publicações de uma empresa que nasceu inovadora em 2007, quando era moda torcer contra o Brasil. Falar mal do País.
Nós inovamos.
Nós nascemos torcendo a favor. Acreditamos que Brasil é uma boa marca. Uma marca a ser trabalhada com orgulho, com suor e bom humor.
É o que fizemos e é o que continuaremos a fazer.
Inovação!Brasileiros é uma boa notícia.
Deixe um comentário