Não apenas em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro o III Seminário ARTE!Brasileiros se fez presente, no dia 9 de setembro, no prédio histórico do Centro Cultural Banco do Brasil. Na capital carioca, a programação iniciou com o debate “O que é ser contemporâneo”, com mesa composta por Alanna Heiss, diretora da Clocktower Productions e fundadora do PS1 Contemporary Art Center – hoje o MoMA PS1; Charles Esche e Galit Eliat, curadores da 31a Bienal de São Paulo; e Tânia Rivera, professora da Universidade Federal Fluminense.
Leia também: Cobertura do III Seminário ARTE!Brasileiros em São Paulo
O segundo painel que tratou dos Espaços Contemporâneos contou com a participação de Adrienne Edwards, curadora do Performa; Lizz Munsell, curadora do Museum of Fine Arts Boston (EUA); e Natalie Bell, curadora do New Museum (EUA). O terceiro painel do dia debateu o contemporâneo nas coleções. Suzanne Modica, sócia do TWAAS Thea Westreich Art; Julieta González falou do Bronx Museum (NY) e Museo Rufino Tamayo (MEX); e Yesomi Umolu, curadora do Eli and Edythe Broad Art Museum.
Ao final, participantes do seminário se deslocaram para o Museu de Arte do Rio e puderam conferir de perto a abertura da exposição “Pororoca – A Amazônia no MAR”, que reúne obras com foco em algum aspecto da região amazônica, abordando a produção estética dessa região em suas plurais dimensões, da iconografia à produção artística contemporânea. Abaixo, os vídeos na íntegra das palestras da edição carioca do III Seminário ARTE!Brasileiros:
Palestras da manhã:
Manhã Rio de Janeiro from revistabrasileiros on Vimeo.
Palestras da tarde:
Tarde Rio de Janeiro from revistabrasileiros on Vimeo.
Deixe um comentário