Um dia antes do primeiro turno das eleições presidenciais, o Ibope divulgou neste sábado (4) a última pesquisa eleitoral entre os candidatos ao cargo máximo do Executivo brasileiro. Nela, a atual presidente, Dilma Rousseff (PT), lidera com 46%, enquanto Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) empatam tecnicamente, com 27% e 24%, respectivamente. É a primeira vez que o tucano aparece à frente de Marina desde que Eduardo Campos, primeiro candidato pessebista, morreu em um desastre de avião.
Considerando apenas os votos válidos, quando se exclui os indecisos, Dilma tem 40%, diante de 24% de Aécio e 21% de Marina. São, portanto, 16 pontos percentuais de diferença da petista para o tucano, neste cenário, e 19 pontos percentuais sem o método de exclusão.
Entre os outros candidatos, Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) somaram 1% das intenções de voto. Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. Outros 7% disseram que vão votar em branco e 5% afirmaram que estão indecisos.
Dilma venceria as eleições do segundo turno também, segundo os dados do instituto: contra Aécio Neves ou Marina Silva, Dilma ganharia de 45% a 37%, uma diferença de oito pontos percentuais. O instituto, dessa vez, não avaliou a visão dos eleitores sobre o atual governo. Foram ouvidas 3.010 pessoas entre os dias 2 e 4 de outubro e o trabalho foi encomendado pela rede de televisão Globo e pelo jornal paulista O Estado de S. Paulo.
Deixe um comentário