Morre, aos 77 anos, o ator carioca Hugo Carvana

Hugo Carvana, em retrato recente em sua casa, no Rio. Foto: Ana Paula Oliveira/ Arquivo TV Brasil – EBC
Hugo Carvana, em retrato recente em sua casa, no Rio. Foto: Ana Paula Oliveira/ Arquivo TV Brasil – EBC

Morreu na tarde deste sábado (4) o ator e diretor de cinema e televisão, Hugo Carvana, aos 77 anos, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. A causa do falecimento ainda não foi divulgada nem pela instituição nem pela família. Carvana estava internado desde o último domingo (28).

Celebrizado pelos personagens que criou e interpretou no cinema, típicos malandros cariocas, em comédias como Vai Trabalhar, Vagabundo e Se Segura, Malandro. Carvana nasceu em 1937, no bairro de Lins de Vasconcelos, na zona norte carioca. Ele começou no cinema em 1954, atuando em chanchadas da Atlântida Cinematográfica. O ator participou de mais de 100 filmes, de gêneros variados e diferentes fases do cinema brasileiro.

Vai Trabalhar, Vagabundo, lançado em 1973, marcou a estreia de Carvana na direção e deu sequência a uma série de comédias que incluiu uma continuação do primeiro filme. Foram, ao todo, oito comédias, a última em 2013 (A Casa da Mãe Joana 2), que sempre tiveram como cenário a cidade do Rio de Janeiro, retratada de forma amorosa e Carvana como ator.

Na televisão, ficou conhecido do grande público a partir de 1979, quando interpretou o repórter Valdomiro Pena no seriado Plantão de Polícia, da TV Globo, que tinha como roteirista o hoje novelista Aguinaldo Silva. Até 2012, Carvana atuou em dezenas de novelas, seriados e programas de humor na TV.

No sábado passado (27), o ator e cineasta foi homenageado na atual edição do Festival do Rio, com uma exibição especial de Vai Trabalhar, Vagabundo, no Cinépolis Lagoon, na zona sul da cidade. Dentro da programação do festival, o filme volta a ser exibido neste domingo (5), às 18h, no Ponto Cine, em Guadalupe , na zona norte do Rio. Hugo Carvana era casado com a jornalista Martha Alencar, com quem teve quatro filhos.

A direção do Festival do Rio lamentou a morte do ator e diretor Hugo Carvana, definido como “grande ícone da malandragem carioca”, em nota divulgada a pouco no site do evento. “Em meio à tristeza, nos sentimos honrados em ter prestado sua última homenagem ainda em vida e em ter contado com a presença de todos os seus filhos”, informa a nota sobre a sessão especial de Vai Trabalhar, Vagabundo, exibido no sábado passado (27), um dia antes da internação do cineasta.

O corpo do ator e diretor Hugo Carvana será velado a partir das 9h deste domingo (5) no Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio. Na segunda-feira, o corpo será cremado, em cerimônia reservada à família, no Memorial do Carmo, na zona norte da cidade.

Veja uma das cenas de Vai Trabalhar, Vagabundo (1973):


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.