CAIXA Cultural apresenta xilogravura alegórica de Gilvan Samico

Gilvan Samico.
Gilvan Samico.

O universo do artista pernambucano Gilvan Samico é apresentado na mostra Linhas, trançados e cores: no reino de Gilvan Samico , na CAIXA Cultural São Paulo.

Foram selecionadas 39 xilogravuras e 5 estudos do artista, falecido em 2013, que narram as figuras do cotidiano, lendas, animais fantásticos, símbolos religiosos e personagens bíblicos. Renata Pimentel assina a curadoria.

Nos anos 1970, Samico, influenciado pela cultura regional nordestina, troca o expressionismo pela visualidade tropical ligada ao cordel. A simplicidade e o rigor, reconhecidos em suas xilogravuras criadas meticulosamente, constroem o reino imagético de sua obra, permeada por alegorias do romanceiro popular nordestino, visto em “Criação das Sereias – alegoria barroca” (2002) e “Recordações de um malabarista” (1976).  

O pintor, desenhista, professor e gravador estudou com importantes nomes da gravura e da xilogravura, respectivamente, Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi. Também participou em duas ocasiões da Bienal de Veneza, além do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) possuir obras do artista em seu acervo.

Paralelamente à exposição, será exibido o documentário “No Reino de Gilvan Samico”, gravado na oficina e na casa do artista em Olinda, que traz as memórias afetivas de quem conviveu com Samico.

Serviço

Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico
CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro – São Paulo
De 18 de outubro a 30 de novembro
Entrada franca
Contato: (11) 3321.4400


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.