Trienal de Artes em Sorocaba reúne cerca de 90 artistas

Artistas estrangeiros e nacionais, de diferentes gerações e linguagens, participarão da primeira edição de Frestas – Trienal de Artes, que tem início nesta quinta-feira (23), na cidade de Sorocaba. Durante sete meses, a programação contará com exposições, simpósios e ações educativas.

A curadoria de Josué Mattos parte da questão: “O que seria do mundo sem as coisas que não existem?”, inspirada no espetáculo teatral homônimo, do Lume Teatro. Entre os artistas internacionais já confirmados estão Anton Steenbock (Alemanha), Ana Galhardo (Argentina), Carlos Castro (Colômbia), Nuria Guell (Espanha), Kristina Norman (Estonia), Marcela Armas (México).

Entre as atrações brasileiras, participam: Barbara Wagner, Brígida Baltar, Bruno Moreschi, Bruno Vilela, Caetano Dias, Daniel Santiago, Lenora de Barros, Laura Belém, Lume Teatro, Raquel Stolf, Regina Parra, Rochelle Costi, Sandra Cinto, Veronica Stigger, Tom Zé, entre outros.

Além do Sesc Sorocaba abrigar o evento, o Barracão Cultural, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o Palacete Scarpa (sede da Secretaria de Cultura) e uma das lojas do Pátio Cianê Shopping também serão ocupados pela Trienal. Confira abaixo a programação:

O que seria do mundo sem as coisas que não existem?

A exposição propõe um vislumbre quanto à potência da arte como ferramenta capaz de modificar o estado das coisas, considerando o impossível, o improvável e o inexistente como pontos de partida e não como obstáculos. 
De 23 de outubro a 8 de fevereiro de 2015

Nossa proposição é o diálogo
A partir da frase da artista mineira Lygia Clark (1920-1988), a exposição busca pensar a arte como um espaço aberto ao diálogo, inclusive – ou principalmente – com o público. Ações performáticas, espetáculos teatrais e de música, vídeos, entrevistas e até jogos de futebol estão entre as plataformas propostas pelos artistas.
De 23 de outubro a 8 de fevereiro de 2015

Ateliê aberto para a invenção do inexistente
A partir de oficinas, encontros com artistas e projetos especialmente desenvolvidos para o espaço, materiais que vão desde simples papéis e tintas até pregos e arames poderão ser usados por pessoas de todas as faixas etárias para a construção de engenhocas, esboços, poesias e traquitanas que nunca antes existiram.
De 23 de outubro a 3 de maio de 2015

Ateliê de pesquisa em poéticas visuais
Encontros que serão realizados mensalmente pelo Sesc Sorocaba entre artistas visuais de Sorocaba, Campinas, Piracicaba e Botucatu, além de outras cidades vizinhas, em uma ação que pretende ser processual e permanente. Mais do que estimular a cena regional trata de promover reflexões sobre o fazer artístico em si.

Poipoidrome
Referência à obra homônima do artista francês Robert Filliou, realizada em colaboração com o arquiteto Joachim Pfeufer, a partir de 1963, que propunha uma reflexão sobre o que é a arte e quem são os artistas, será apresentado um conjunto de obras realizadas pelos artistas participantes do “Ateliê de pesquisa em poéticas visuais”, que serão confrontados com as questões levantadas por Filliou e Pfeufer.
De 4 de março a 3 de maio de 2015

Simpósio Internacional: O inexistente é insistência
Debate para reflexão acerca dos conceitos abordados na trienal.
Dias 23, 24 e 25 de abril de 2015


Serviço
Frestas – Trienal de Artes: O que seria do mundo sem as coisas que não existem?
De 23 de outubro a 8 de fevereiro de 2015

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jd. Faculdade. Sorocaba/SP
Contato: (15) 3332.9933

Barracão Cultural
Av. Afonso Vergueiro S/N, ao lado da estação ferroviária, Centro. Sorocaba/SP

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana
Rua Álvaro Soares, 553, Centro. Sorocaba/SP
(15) 3231.1026

Palacete Scarpa
Rua Souza Pereira, 448, Centro. Sorocaba/SP
(15) 3211.2911

Pátio Cianê Shopping
Av. Doutor Afonso Vergueiro, 823 – Loja 118-1, Centro. Sorocaba/SP
(15) 3333.3333

Mais informações


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.