Comer frutas e legumes deixa as pessoas mais felizes. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, da Austrália, coordenada pelo economista Redzo Mujcic, que mostra que o consumo de ao menos cinco frutas ou cinco legumes por dia deixa as pessoas mais alegres, além, é claro, dos efeitos positivos na saúde.
Para realizar o estudo, Mujcic examinou a dieta de cerca de doze mil adultos. A avaliação, que começou no ano 2000, consistia em comparar as práticas alimentares com os níveis de satisfação, stress, vitalidade e outros indicadores de saúde mental, de cada pessoa. “Comer cerca de cinco frutas e cinco legumes por dia nos torna mais felizes. Na Austrália, pelo menos 10% da população está comendo desta forma”, disse ele para uma rádio australiana.
A pesquisa mostrou também que, das 12 mil pessoas avaliadas, menos de 10% ingerem diariamente a quantidade e a variedade considerada ideal, isto é, a combinação de cinco frutas e cinco legumes. Redzo criticou as dietas indicadas por agentes da saúde, como é o caso da campanha de 2005 Go for 2+5, realizada pelo governo australiano, que sugeria o consumo de duas porções de frutas e cinco porções de legumes por dia. De acorco com o estudo, “os dados atuais sugerem que as dietas tradicionais de cinco porções por dia são um pouco inadequadas, devido as crescentes provas empíricas que indicam o consumo ideal de 8 a 10 porções diárias”.
O pesquisador pretende agora, chamar a atenção das autoridades sobre o real problema do consumo alimentar, como escrito na conclusão do estudo. “Os resultados encontrados têm implicações tanto para os políticos governamentais e para profissionais de saúde; o consumo de frutas e vegetais devem ser considerados na formulação de políticas públicas destinadas a melhorar os níveis de saúde mental, e não apenas físico, das pessoas”.
Deixe um comentário