Exposição de “Véio” marca os 10 anos da Galeria Estação

A arte popular de Cícero Alves dos Santos, o “Véio”, é apresentada a partir do dia 30 de outubro na Galeria Estação, que completa 10 anos de trabalhos que buscam desfazer a fronteira que separa artistas de raiz popular do cenário da arte contemporânea brasileira.

A mostra, intitulada Cícero Alves dos Santos: Véio, reúne cerca de 45 trabalhos recentes, realizados entre 2013 e 2014. Nas obras de grande dimensão, como troncos, galhos e raízes, o artista esculpe, ou pinta, de forma pontual, para deixar explícitas as figuras e formas que ele enxerga nas chamadas “madeiras abertas”.

Já nos trabalhos de pequena dimensão, entalhados com canivete e chamados de “madeiras fechadas”, a figura transforma totalmente a madeira a ponto de não se identificar mais sua origem.
A escala dos objetos reflete as consequências da dominação sobre a natureza: quanto maior a intervenção humana menor a força da natureza. Mas, independente da obra, o aspecto do material é realçado, assim, como o uso da cor, que traz um efeito artificial e pop para os objetos.

O nome do escultor é uma homenagem a Padre Cícero, enquanto que o apelido, “véio”, surgiu porque o artista gostava de escutar as conversas das pessoas mais velhas. Além disso, a admiração de Santos pela cultura popular e a preocupação em preservar a memória de sua gente o fez criar o Museu do Sertão, localizado na BR 206, no município de Feira Nova, que guarda objetos que fazem parte da vida do sertanejo, como chapéus de couro, utensílios domésticos, maquinas rústicas, roupas e acessórios.
O artista participou, recentemente, da exposição comemorativa dos 30 anos da Fundação Cartier, em Paris, ao lado de outros brasileiros, como Adriana Varejão e Beatriz Milhazes.

Simultaneamente, será lançado o livro homônimo da exposição, “Cícero Alves dos Santos: Véio” (200 páginas, Editora Martins Fontes, R$ 89,00), que acompanha crítica de Rodrigo Naves, autor também do texto da exposição.

Serviço – Cícero Alves dos Santos: Véio
De 30 de outubro a 20 de dezembro
Entrada franca
Galeria Estação
Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros – São Paulo
Mais informações


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.