Foi inaugurada nesta quarta-feira (12) na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica, uma mostra sobre a participação da União Europeia na Expo Milão 2015. Estiveram na abertura o presidente do Congresso da UE, Martin Schulz, a alta representante do bloco para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, e a presidente da Feira Universal, Diana Bracco.
A mostra reúne a contribuição de 21 países da União que participarão da Expo – Itália incluída -, com vídeos, painéis e maquetes de seus respectivos pavilhões. Segundo Bracco, o evento vai reunir 147 nações que, juntas, concentram 80% da população mundial.
A feira acontece entre 1º de maio e 31 de outubro do ano que vem. A expectativa dos organizadores é que mais de 20 milhões de pessoas visitem a cidade de Milão durante a Exposição Universal. Até o momento, cerca de 8 milhões de bilhetes já foram vendidos.
“É preciso fazer da Expo um sucesso não apenas para a Itália, mas também para a Europa e o mundo inteiro”, declarou Mogherini. O tema do evento será “Alimentando o Planeta: Energia para a Vida” e, de acordo com a alta representante, questões relativas a comida, água e energia, principalmente a sua redistribuição, estão na raiz de muitos conflitos contemporâneos.
“Apesar da imagem que se tem da Itália como um país permanentemente conflituoso e irremediavelmente dividido, demos a prova de que nas grandes escolhas sabemos exprimir uma visão comum e de interesse geral”, disse o presidente italiano, Giorgio Napolitano, durante um discurso em Roma sobre a organização da Exposição Universal.
“Acho que esse evento será especial porque a Itália tende a mostrar o melhor de si, mas, sobretudo, porque irá propor temas de importância mundial. A alimentação está entre os desafios do milênio”, acrescentou o chefe de Estado.
Deixe um comentário