Fundação Iberê Camargo celebra o centenário de nascimento do artista gaúcho

Foi aberta ao público nesta quarta (19), em Porto Alegre (RS), a mostra Iberê Camargo: Século XXI. Realizada no prédio sede da Fundação Iberê Camargo, a exposição presta homenagem aos cem anos de nascimento do artista gaúcho, completados nesta terça (18). A entrada é gratuita.

Morto há 20 anos em consequência de um câncer de pulmão, em 9 de agosto de 1994, aos 79 anos, Iberê foi um artistas visual muito importante para o País.

Por escolha da equipe curatorial, formada por Agnaldo Silva, Icleia Cattani e Jacques Lenhardt, Iberê Camargo: Século XXI celebra o primeiro centenário do pintor com a reunião de cerca de 70 trabalhos, entre gravuras, desenhos e pinturas, mas foge a regra das usuais retrospectivas – geralmente, acrescidas de documentos e memorabilia – para propor um diálogo com 21 obras de 19 artistas contemporâneos, entre os quais Regina Silveira, Arthur Lescher, José Bechara, Gil Vicente. Carmela Gross, Karin Lambreht, José Rufino, Carlos Fajardo, Angelo Venosa e o coletivo Cia de Foto.

Desde o lado de fora, onde estão alocados cinco grandes carretéis de madeira criados pelo artista Eduardo Frota, a exposição ocupa todos os pavimentos do prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza. Entre os trabalhos de Iberê, estão séries clássicas como Ciclistas, Carretéis, Explosões, Espelhos e Fantasmas. Última tela pintada pelo artista em 1994, Solidão também integra a exposição.

Nesta terça, na ocasião da abertura da mostra para convidados, também foi lançado o livro Cem Anos de Iberê, publicação da Fundação Iberê Camargo em parceria com a editora Cosac Naify, que contém 416 páginas, com textos críticos e mais de 200 reproduções de trabalhos do artista.

Durante a realização da mostra Iberê Camargo: Século XXI, que encerrará em março de 2015, também serão realizados seminários para debater vida e obra do artista e haverá uma série de atividades educacionais. Confira a programação completa

Serviço – Iberê Camargo: Século XXI

Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000, Praia de Belas – Porto Alegre/RS
(51) 3247-8000
Até 29 de março de 2015  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.