O dia 20 de dezembro, que é mais lembrado como um simples feriado para os paulistanos, marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (1655 – 1695), líder de um quilombo visto como uma ameaça para a metrópole da época, Portugal.
As ruas e casas da capital paulista estarão repletos de shows e atrações envolvidas pelas diversas lutas do povo que passou pela escravidão, que deixa seus resquícios até os dias de hoje. Todas as atrações abaixo são gratuitas, para mais detalhes clique nos links em negrito.
Confira a programação do Dia da Consciência Negra em São Paulo:
A Biblioteca São Paulo, localizada no Parque da Juventude, zona norte, promove uma oficina de turbantes. Entre 14h e 16h, a rapper e turbanista Preta-Rara conduz a oficina, ensinando técnicas de amarrações de turbantes baseada em estilos africanos. Durante o evento ocorre um bate-papo sobre a estética negra no Brasil.
Ainda na zona norte, bairro do limão, Chico César sobe ao palco do Centro Cultural da Juventude, às 18h, com uma releitura de seu primeiro CD, Aos Vivos, de 1995. O repertório também conta com uma versão blues para Dor Elegante, de Itamar Assumpção e Paulo Leminski, Paula e Bebeto de Caetano Veloso e Milton Nascimento e Fé Cega, Faca Amolada de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.
A partir das 15h, o trio Zulumbi sobe ao palco do Sesc Consolação. O grupo é formado por Lúcio Maia (Nação Zumbi), o DJ PG (Elo Da Corrente) e o MC Rodrigo Brandão (Gorila Urbano), misturando mangue beat, rap e elementos da música eletrônica.
A partir das 11h, o palco externo do Auditório do Ibirapuera recebe a Orquestra Afro-Brasileira, um grupo voltado para a divulgação da arte e da cultura musical negra brasileira.
Ainda no Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil promove uma série de atividades envolvendo o tema, entre visitas tematicas, apresentações musicais, atividades infantis, além da exibição de filmes. A programação tem início às 10h, e entre os destaques está o show da norte-americana Toni Blackman.
Aproveite!
Deixe um comentário