Maaaaaaais uma semana, amigos! Animados com o final de semana? Então vamos direto ao assunto. Seu semanário preferido está no ar!
1- Levante reacionário
Na sexta-feira (28), tivemos a triste notícia da morte de Chavez, o herói mexicano mais famoso no Brasil. No sábado, tivemos uma tragicômica notícia do levante reacionário divulgado e quase promovido pelo cantor Lobão, que juntou cerca de 500 brasileiros que querem o impeachment – e a volta a ditadura militar.
Ao que parece, Lobão está atuando na política… Na útlima quarta-feira (3), o cantor chegou ao Congresso Nacional para apoiar os manifestantes que foram expulsos das galeriasnanoite de terça-feira. Ao lado de líderes da oposição, ele ameaçou ir ao STF (Supremo Tribunal Federal) para liberar a entrada no Parlamento. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE), ao anunciar a presença de Lobão no Congresso, ouviu um princípio de vaia, então reclamou: “Se fosse Chico Buarque, estava todo mundo cantando”. HEHE. Leia mais.
Pode parecer engraçado, mas não. É, em verdade, bem triste. Para ajudar a quem não sabe o que significou este passado tão obscuro da nossa história, indicamos as sete matérias para entender a ditadura militar. Entre também no portal recém lançado pelo governo.
2- Autópsia sobre norte de Jango não revela causa da morte
O laudo final da períciados restos mortais do ex-presidente João Goulart, mortohá 38 anos no Argentina, não identificou a presença de medicamentos tóxicos ou veneno que pudessem ter causado a morte de Jango, como era conhecido. A negativa da presença de medicamentos tóxicos ou veneno, no entanto, não significa que Jango não tenha sido assassinado. De acordo com peritos que participaram das investigações, as análises foram prejudicadas pela ação do tempo. Leia mais.
3- Estudante é ameaçada e procura mãe de agressores
Estudante de comunicação, a australiana Alanah Pearce é muito popular online. Especialmente por seu canal no Youtube, onde fala sobre games. Entre os comentários que seus vídeos recebem, ela sempre notou um grande volume de ofensas, incluindo ameaças de estupro. Incomodada especialmente com as ameaças feitas por adolescentes, ela resolveu o caso buscando no Facebook as mães de alguns agressores para contar sobre o que seus filhos andavam escrevendo para ela. Leia mais.
4- Cerca de 40% dos universitários usam ProUni ou Fies
Ao participar, nasegunda-feira (2), de evento com mantenedores de entidades privadas de educação superior, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse que cerca de 40% dos estudantes matriculados no ensino superior privado usam o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Financiamento Estudantil (Fies).
5- PT protocola interpelação criminal contra o senador Aécio Neves
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição de interpelação criminal contra o senador Aécio Neves (PSDB).
Candidato derrotado nas eleições presidenciais deste ano, Neves disse em entrevista no último sábado (29), a um canal de TV por assinatura, que perdeu a eleição presidencial para uma “organização criminosa”. Leia mais.
6- Começa o festival Nuevo Cine Latino Americano
O teatro Karl Marx, que fica no bairro Miramar em Havana, Cuba, estava lotado para a noite de abertura da 36a edição do festival Nuevo Cine Latino Americano.
Isso quer dizer, mais de 4.500 pessoas assistiram ao show do emblemático cantor Pablo Milanés e ao filme argentino “Relatos Selvagens” – produzido por Pedro Almodovar. A programação deste ano, que segue até o dia 14 de dezembro, presta homenagem ao já saudoso Gabriel Garcia Marquez que morreu em deste ano. Garcia Marquez é uma figura importante do fomento do cinema em Cuba. Leia mais.
7- Nordeste acelera mudanças no País
Ao término das eleições, testemunhamosmanifestações contra o povo do Nordeste. Nas redes sociais, a região foi tratada como estorvo nacional. Sugeriu-se até a construção de um muro para dividir emdois o Brasil. Issoreforça a necessidade de lembrarmos que o Nordeste é a região de crescimentomais acelerado, que hoje concentra 18% da massa de renda brasileira. Umaanálise de fatos e números revela o Nordeste como excepcional laboratório da transformação social e econômica. Leia mais.
8- Brasil recebe diploma da FAO por reduzir a fome antes do prazo
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, parabenizou o governo brasileiro e outros 12 países pelos progressosobtidosnaluta contra a fome nos últimos anos, emcerimônia realizada no domingo (30) na sede da entidade, em Roma. Além do Brasil, foram agraciados pelo prêmio da FAO Camarões, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Irã, Kiribati, Malásia, Mauritânia, Maurício, México, Filipinas e Uruguai. Leia mais.
9– Lei Antifumo entra em vigor em todo o país
A partir da última quarta-feira (3), passou a valer em todo o país a chamada LeiAntifumo que proíbe, entre outrascoisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. A estimativa é que as novas regrasinfluenciem os hábitos de 11% da população brasileira, composta por fumantes. Leia mais.
10- Relação com o futuro a partir da cultura da internet
O que o clássico “Neuromancer” tem a ver com o novo romance de Dave Eggers? Veja.
11- Lula defende a plena integração da América Latina
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em evento paralelo à Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), no Equador, que a América Latina não pode retroceder, defendendo o processo de integração regional promovido nos últimos anos. Veja.
12- Unasul define ‘plano de ação’ para o bloco, afirma Dilma
Nesta sexta-feira (5), a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com presidentes da Unasul, no Equador, para definir um plano de acao para o bloco. Veja mais.
13- Chegaaaa!
Está na hora de curtir…
Seguiremos atentos nesta semana que chega, vocês nos avisem qualquer coisa que falta. Tratem com humor as manifestações contra a democracia, mas mantenham-se vigilantes. Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android)
Deixe um comentário