A partir dessa semana qualquer pessoa poderá ter acesso a documentos originais sobre a teoria geral da relatividade, teoria quântica e gravidade escritas do próprio punho de Albert Einstein.
Além de documentos científicos que impactaram e contribuíram para a forma como compreendemos o universo até hoje, usuários do “The Einstein Papers Project” conhecerão outras facetas de um dos cientistas fundamentais do século 20. O site também dará acesso às cartas endereçadas a sua primeira esposa, a matemática Mileva Maric, assim como as correspondências trocadas com os filhos e outros cientistas.
Segundo Diana L. Kormos-Buchwald, diretora do Einstein Papers Project, o site é resultado de um extenso trabalho de pesquisa que levou 25 anos.
Inicialmente, o site oferece cinco mil documentos que cobrem os primeiros 40 anos do cientista, incluindo a teoria que deu a ele o Nobel de Física, em 1921. Segundo o site, outros materiais serão disponibilizados nos próximos meses. A expectativa é que, eventualmente, o portal ofereça acesso a todos os escritos, incluindo anotações escolares e diários.
O trabalho é resultado de uma parceria entre a Universidade de Princeton (onde Einstein lecionou), a Universidade Hebraica de Jerusalém e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário