Medina chega aos 21 com o título de campeão mundial de surf

Foto: Montagem/Instagram/@gabrielmedina
Foto: Montagem/Instagram/@gabrielmedina

O menino tímido que galgou aos poucos suas posições e conquistou na última sexta-feira (19) o título inédito de primeiro brasileiro campeão mundial de surf, Gabriel Medina completou, nesta segunda-feira (22), seus 21 anos de idade. Se depender dele, a conquista desse título é só o começo.

Campeão precoce? Não! Desde pequeno o garoto de Maresias, litoral norte de SP,  já mostrava a que veio e tudo o que poderia conquistar. Medina já era ídolo em sua cidade e foi ganhando fãs ao redor do mundo por suas qualidades como surfista.

A conquista de Medina coincide com os 80 anos da prática do surf no país, quando o primeiro brasileiro se equilibrou sobre uma pesada prancha de madeira e deslizou sobre uma onda na praia de Santos (SP), em 1934.

Desde que o esporte das ondas se profissionalizou, no final da década de 1970, vários brasileiros conquistaram títulos mundiais na divisão de acesso à elite do surf e em outras categorias (amador e juniores) e modalidades – longboard (praticado com pranchas maiores); ondas gigantes e stand up paddle (SUP). Mas o melhor resultado alcançado até agora por um brasileiro no ranking final da categoria mais disputada foi o terceiro lugar do cabofriense Victor Ribas, em 1999.

Medina não é só o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato da principal categoria do surf mundial, como é o primeiro latino-americano a se sagrar o melhor do mundo desde 1976, quando foi criado um circuito mundial com várias etapas, nos moldes do atual.

Parabéns, Medida, é um orgulho  ter você como brasileiro!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.