Índia tenta combater estupros com lançamento de app

Diante dos assustadores índices de violência sexual contra as mulheres, e até crianças, na Índia, a polícia local decidiu intensificar seus esforços com o lançamento de um aplicativo para celular.

O “Himmat” (“Coragem”, em português) lança um aviso a cinco familiares e amigos quando a mulher se sente ameaçada. Aplicativo ainda dá acesso rápido à polícia, que irá rastrear o chamado e enviar imediatamente a viatura mais próxima ao local da chamada.


O app foi apresentado pelo ministro de Interior do país, Rajnath Singh, e pelo chefe da Polícia da capital indiana, B.S.Bassi, em coletiva de imprensa.


Desde que, em dezembro de 2012, uma jovem estudante foi violentada e morta a bordo de um ônibus em Nova Déli por um grupo de jovens, a luta contra o fenômeno se converteu em um tema de prioridade máxima para o governo indiano.


Dezenas de mulheres começaram a ter coragem para fazer denúncias de agressões sexuais, ataques que até há pouco tempo eram ocultados.


De acordo com dados oficiais, em 2014, o número de queixas de casos aumentou em cerca de 30% em Nova Déli. Até 15 de dezembro foram registrados 2.069 casos, diante de 1.571 no mesmo período do ano anterior.


Junto ao aplicativo, outras medidas de prevenção serão ampliadas na cidade, como o aumento do patrulhamento em ruas onde são registrados mais casos de violações, assim como a instalação de câmera em praças, cinemas e centros comerciais.


A Polícia de Nova Déli ainda está promovendo cursos de defesa para mulheres e distribuindo gás pimenta grátis.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.