O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou uma carta ao papa Francisco nesta sexta-feira (02) em que elogiou a postura do Pontífice no combate à escravidão no mundo. “Santidade, a sua mensagem no Dia Mundial da Paz foi para mim, como em todos os anos, ocasião de atenta e profunda reflexão. O fenômeno da escravidão é dramático, como pontualmente ressaltado por Sua Santidade, e está, aparentemente, longe de nós, no tempo e no espaço. Mas, ao contrário, ele é muito frequente e difundido de múltiplas formas”, escreveu o mandatário.
Querendo “ser intérprete dos sentimentos dos italianos”, Napolitano pediu uma atuação mais efetiva das instituições e dos governos para agir “sobre as causas sociais e econômicas que levam alguns seres humanos a abusar dos outros”.
Ele ainda pediu que a comunidade internacional se empenhe na luta “contra a criminalidade em suas diferentes formas: da exploração sexual à prática do trabalho escravo, da corrupção ao tráfico de seres humanos”.
Napolitano lembrou ainda o discurso de Jorge Mario Bergoglio no Parlamento Europeu, em novembro, quando o líder dos católicos pediu que a Europa aja para combater o tráfico de pessoas para o continente e ajude os países – bem como os imigrantes – a terem uma vida digna.
No fim da mensagem, o presidente italiano aproveitou para desejar um bom ano para o Papa.
Deixe um comentário