Na opinião do Gartner, a mudança da relação entre o homem e a máquina, causada pela emergência das empresas digitais, mudará radicalmente o nosso futuro.
“Agora, as máquinas têm, cada vez mais, características humanas para influenciarem um relacionamento mais personalizado com as pessoas. Em um futuro próximo, contemplaremos um mundo em que máquinas e humanos serão colegas de trabalho e, possivelmente, ainda mais dependentes um do outro”, diz Cassio Dreyfuss, Diretor da Conferência, Vice-Presidente e Líder de pesquisas do Gartner para o Brasil.
Confira as principais previsões da consultoria para empresas e usuários de TI a partir de 2015.
1) Até 2018, as empresas digitais vão demandar 50% menos trabalhadores em processos de negócio e 500% mais funcionários nas empresas digitais do que nos modelos tradicionais.
Panorama de curto prazo: Até o final de 2016, 50% das iniciativas de transformação digital serão incontroláveis em virtude da falta de habilidade de gerenciar portfólios, o que levará a uma perda negativa e mensurável de participação no mercado.
A rápida evolução das mídias sociais e das tecnologias móveis está mudando o comportamento dos consumidores. Essas tendências de comportamento e as tecnologias que dão suporte a isso vão mudar significativamente a forma como vivemos e cuidamos de nossas vidas diariamente. Por exemplo – as geladeiras vão pedir gêneros alimentícios, os robôs vão registrar isso e os drones vão entregá-los em nossas portas, eliminando a necessidade de funcionários nos mercados e motoristas para fazer as entregas. Esse novo ambiente de empresa digital vai mudar profundamente os processos de negócio, juntamente com a demografia dos empregos, e a necessidade de competências mais avançadas para os consumidores e para os provedores em todas as indústrias.
2) Até 2017, serão lançadas grandes empresas digitais disruptivas, concebidas por um algoritmo de computador.
Panorama de curto prazo: Até 2015, as ofertas públicas iniciais com maior valor envolverão empresas que combinam mercados digitais com logística para desafiar ecossistemas de negócios legados e puramente físicos.
A economia mundial ficou madura para a disrupção digital, conforme demonstrado por empresas globais como Uber e Airbnb, que estão tirando o chão dos transportes e dos hotéis, respectivamente. Como tais empresas exibem os efeitos das redes (ou seja, seu valor aumenta com cada novo participante), elas tendem a formar monopólios naturais, mas são desafiadas por todas as complexidades regulatórias e do mercado, o que as tornam menos receptíveis aos analistas de computação. Nesse meio tempo, a criação positiva de sucesso em tais modelos – valorização de dezenas de centenas de bilhões de empresas com menos de cinco anos de idade – representa uma atração irresistível para o investimento de capital.
3) Até 2018, o custo total de propriedade das operações de negócio será reduzido em 50%, por meio de máquinas inteligentes e serviços industrializados
Panorama de curto prazo: Até 2015, haverá mais de 40 fornecedores com ofertas de serviços gerenciados disponíveis comercialmente.
As necessidades dos clientes por produtos e serviços mais rápidos, baratos e melhores, disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar e qualquer canal, estão alimentando a revolução da empresa digital. Os processos de negócio e todas as operações de cadeia de suprimentos mudarão do paradigma de ‘voltadas ao trabalho’ e ‘viabilizadas pela tecnologia’, para um modelo ‘voltado ao digital’ e ‘viabilizado para humanos’.
As máquinas inteligentes não vão substituir os humanos, pois as pessoas ainda precisam pilotar navios e são críticas para interpretar os resultados digitais. Portanto, as máquinas inteligentes não vão substituir o trabalho. Ao invés disso, vão desalojar a complacência, a ineficiência e vão acrescentar uma tremenda velocidade às operações dos negócios, melhorando a experiência dos clientes por meio da simplificação e da automação, além minimizar as intervenções manuais e permitir que os consumidores se sirvam sozinhos – self-service.
4) Até 2020, a expectativa de vida no mundo desenvolvido vai aumentar em meio ano em virtude da crescente adoção de tecnologias sem fio de monitoramento da saúde.
Panorama de curto prazo: Até 2017, os custos dos cuidados com a diabetes serão reduzidos em 10% por meio do uso de smartphones.
Hoje, uma simples pulseira pode monitorar os batimentos cardíacos, a temperatura e uma série de fatores ambientais. Adesivos (patches) sem fio de monitoramento do coração, camisetas inteligentes e sensores em acessórios prometem mais precisão, escolha e conforto para os usuários. A transmissão sem fio é fácil e clara. Os dados podem ser correlacionados com grandes repositórios de informações baseados em Nuvem para gerar ações aprovadas, e via redes sociais obter informações. Os dados de dispositivos de monitoramento remoto vão oferecer acesso contínuo dos pacientes aos médicos.
5) Até o fim de 2016, mais de US$2 bilhões de compras on-line serão feitas exclusivamente por assistentes digitais móveis
Panorama de curto prazo: Até o final de 2015, os assistentes digitais móveis vão cuidar de processos táticos triviais como anotar nomes, endereços e informações de cartões de crédito.
Até o final de 2016, decisões mais complexas, como a compra de uma mochila para volta às aulas ou a escolha de um programa de entretenimento pessoal – um filme, um jantar, arrumar o carro para um aniversário – serão coisas fáceis. As compras anuais de assistentes móveis autônomos vão chegar a US$2 bilhões por ano. Os assistentes digitais estarão em múltiplas plataformas, mas equipamentos móveis serão os dispositivos mais acessíveis e adotados para os assistentes digitais, sendo as aplicações mais relevantes até o fim de 2016.
6) Até 2017, o engajamento dos clientes de mobilidade nos EUA vai impulsionar o faturamento do comércio móvel local em 50% das receitas do comércio digital
Panorama de curto prazo: Em 2015, haverá um interesse renovado pelos pagamentos móveis, junto a aumento significativo do comércio móvel (em parte devido à introdução do Apple Pay e esforços similares dos concorrentes, como o esforço do Google para incentivar a adoção do Google Wallet).
O poder crescente dos smartphones e tablets e as aplicações disponíveis para cada um deles, permitem que os consumidores interajam perfeitamente com as empresas, experiências de comércio e conteúdo em praticamente todas as fases dos processos de compra. À medida que os fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de aplicações melhorem a usabilidade e a funcionalidade, e atendam às preocupações dos usuários com a segurança, os dispositivos serão cada vez mais essenciais para os clientes.
7) Até 2017, 70% dos modelos de empresa digital bem-sucedidas vão depender de processos instáveis e projetados para mudar conforme as necessidades dos clientes
Panorama de curto prazo: Até o fim de 2015, 5% das empresas globais vão projetar processos ‘super manobráveis’ que ofereçam vantagens competitivas.
Como resultado da inovação dos modelos de negócio, alguns processos serão deliberadamente instáveis, projetados para mudanças e capazes de se ajustar dinamicamente, de acordo com as necessidades dos clientes. Eles são vitais por serem ágeis, adaptáveis e ‘super manobráveis’. Esses processos representam um diferencial competitivo porque podem fornecer suporte às interações dos clientes, que são imprevisíveis e exigem uma tomada de decisão específica para permitir a continuidade dos processos mais amplos e estáveis. Os processos deliberadamente instáveis vão comandar uma mudança drástica na capacidade das empresas e seu pessoal de forma mais fluida. A capacidade de mudar rapidamente vai alavancar os conceitos de liquidez organizacional. Esse enfoque holístico, que mistura modelo de negócio, processos, tecnologia e pessoas, vai alimentar o sucesso da empresa digital.
8) Até 2017, 50% dos investimentos em produtos de consumo serão redirecionados para inovações na experiência dos consumidores.
Panorama de curto prazo: Até 2015, mais da metade dos produtos de consumo tradicionais terá extensões digitais nativas.
Em muitas indústrias, a hiperconcorrência desgastou as vantagens de produtos e serviços tradicionais, fazendo com que a experiência dos clientes seja o novo campo de batalha. E isto não é menos verdadeiro nos mercados de produtos de consumo, que enfrentam uma pressão desproporcional à medida que o acesso dos consumidores às informações de preços e produtos via pesquisa e canais sociais mina a fidelidade às marcas. Os concorrentes e as alternativas são abundantes, e a inovação dos produtos está sujeita a acelerar a comoditização. A inovação da experiência dos clientes permanece sendo o segredo para uma fidelidade à marca duradoura.
9) Até 2017, quase 20% dos e-tailers (e-varejistas) de bens duráveis usarão impressão em 3D (3DP) para criar ofertas de produtos personalizados
Panorama do curto prazo: Até 2015, mais de 90% dos e-tailers de bens duráveis vão buscar ativamente parcerias externas para dar suporte aos novos modelos de negócio de produtos ‘personalizados’.
A impressão 3D já está causando um profundo impacto em comparação aos processos de manufatura tradicional existentes. À medida que os consumidores mostram um apetite cada vez maior para controlar recursos e capacidades dos produtos, os e-tailers estão reconhecendo que o potencial de negócios de passar de produtos ‘configuráveis’ para produtos ‘personalizados’, feitos por encomenda, viabilizou a 3DP. Todas as categorias de bens duráveis verão a emergência da personalização em 3D. As empresas que organizarem as estratégias antes vão acabar por definir o espaço nessas categorias. Isso requer uma cultura corporativa que apoie produtos ‘sem conformidade’, novas capacidades de negócio de ‘concierge’ nas linhas de frente e equipes administrativas com capacidades operacionais e de TI. Isso vai exigir uma nova agilidade além da automação rígida dos processos e poderá requerer sistemas de negócio completamente novos.
10) Até 2020, as empresas de varejo que usam mensagens dirigidas combinadas aos sistemas internos de posicionamento (IPS) verão um aumento de 5% nas vendas
Panorama de curto prazo: Até 2016, haverá um aumento na quantidade de ofertas dos varejistas voltadas à localização do cliente e ao tempo gasto na loja.
Cada vez mais, os comerciantes digitais aumentam o foco em propaganda móvel e analítica avançadas para aproveitar as vantagens apresentadas pelo crescimento do uso de equipamentos móveis. O contexto tem um papel cada vez mais central nesses esforços, viabilizando propagandas altamente direcionadas com base em compras recentes, hábitos de compra, cidade de residência e interesses.
Mas, entre todos esses dados, a localização atual do cliente está entre as mais importantes dicas contextuais disponíveis. O mapeamento está sendo explorado pelos comerciantes digitais, mas ainda é usado de formas relativamente simples. Porém, recentemente, os sistemas de posicionamento interno tornaram-se cada vez mais viáveis. Em vez de usar satélites, esses sistemas usam beacons Bluetooth de baixo consumo e pontos de acesso wi-fi para determinar a localização de um equipamento móvel dentro de um edifício, com precisão na faixa de centímetros. O suporte dos dispositivos móveis mais novos para IPS vai viabilizar dicas sobre a localização do usuário para envio de propaganda e mensagens direcionadas, e mapeamento em tempo real para conduzir os clientes não somente aos lugares das lojas, mas para os próprios produtos específicos
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