Stephen Hawking e Elon Musk alertam sobre ascensão da Inteligência Artificial

stephen-hawking-reproducao-facebook
Foto: reprodução/Facebook

Máquinas superariam as capacidades de humanos em postos de trabalho e outras tantas áreas de nossas vidas? A preocupação acerca da Inteligência Artificial em sua total capacidade tem preocupado cientistas e especialistas em tecnologia. Uma carta aberta assinada por Stephen Hawking e Elon Musk pede maiores precauções acerca do desenvolvimento da IA. O documento recebeu apoio de uma série de outros cientistas, empreendedores e investidores. Segundo ele, é preciso ter maior foco na segurança e nos benefícios sociais associados à Inteligência Artificial. A carta e uma pesquisa anexa encabeçada pelo Future of Life Institute (FLI) inclui recomendações sobre como cientistas deveriam desenvolver a IA  para assegurar que esta não cresça além do controle humano. “Por conta do grande potencial da IA, é importante pesquisar como colher seus benefícios enquanto evitamos suas potenciais armadilhas”, diz a carta da FLI . “Nossos sistemas de inteligência artificial devem fazer aquilo que nós queremos que eles façam”.

O FLI foi criado no ano passado por diversos voluntários, incluindo o co-fundador do Skype Jaan Tallinn. A instituição tem como objetivo aumentar a pesquisa sobre a vocação da Inteligência Artificial em moldar o futuro da humanidade, assim como analisar seus potenciais riscos. Musk, o cofundador do SpaceX e da Tesla, membro do conselho científico da FLI ao lado do ator Morgan Freeman e de Stephen Hawking, disse previamente que o desenvolvimento descontrolado da IA pode ser “potencialmente mais perigoso que armas nucleares”. Especialistas nas maiores corporações de tecnologia – incluindo o time responsável pelo Watson da IBM, Google, Microsoft e Amazon também assinaram a carta.

Mês passado em entrevista à BBC, Hawking declarou que “o desenvolvimento completo da inteligência artificial poderia anunciar o fim da raça humana”. De fato, a IA está já sendo aplicada a dispositivos que usamos no dia a dia. Entre os exemplos, a Siri  – assistente pessoal da Apple e os carros autônomos do Google. A estimativa é que 150 startups atualmente estejam trabalhando em Inteligencia Artificial somente no Vale do Silício. Ao mesmo tempo em que a carta alerta para o desenvolvimento da IA, ela também aponta para os muito benefícios que pode oferecer se desenvolvida corretamente. Um dos exemplos citados é que ferramentas de IA podem, inclusive, ajudar na diminuição e até a erradicação de doenças e pobreza.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.