Execução de brasileiro na Indonésia será domingo, diz Human Rights

Marcos Archer Cardoso - Foto: Reprodução/brazilianvoice.com
Marcos Archer Cardoso – Foto: Reprodução/brazilianvoice.com

A Human Rights Watch, organização internacional não-governamental sobre os direitos humanos, divulgou nesta sexta-feira (16) que o governo da Indonésia vai fuzilar o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira no domingo (18), ainda sem horário definido. Ele será morto com outros cinco acusados de tentar entrar com drogas no país – Archer foi preso em agosto 2003, em Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína.

O governo brasileiro segue intercedendo pela vida de Marco para as autoridades da Indonésia, mas sem sucesso até agora. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff enviaram cartas aos presidentes do país asiático nos últimos anos pedindo a reversão da sentença, mas não tiveram respostas. “O governo brasileiro continua mobilizado, acompanhando estreitamente o caso, e avalia todas as possibilidades de ação ainda abertas. De modo a preservar sua capacidade de atuação, o governo brasileiro manterá reserva sobre as decisões tomadas”, informou o Itamaraty, por meio de nota, nesta quinta-feira (15).

No texto, a Human Rights ainda revela que, enquanto o governo indonésio prepara o fuzilamento dos presos, está trabalhando para evitar que uma cidadã do país seja morta pelo governo da Arábia Saudita. Satinah Binti Jumadi Ahmad, uma trabalhadora doméstica indonésia está no corredor da morte saudita desde 2010 por assassinar e roubar seu marido no Oriente Médio. Nesta semana, a Indonésia fez um apelo formal para o rei Abdullah perdoar Ahmad e prometendo o pagamento de indenização para a família da vítima, que pode chegar a US$ 1,9 milhões.

Ainda segundo a entidade internacional, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, considera que a pena de morte é “uma terapia de choque importante” para os infratores da legislação antidrogas do país e que pessoas que cometem este crime “destroem o futuro da nação”. A última execução do governo local foi em 2013, quando um cidadão de Malaui foi fuzilado após tentar entrar no país com um quilo de heroína.

Marco Archer

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira trabalhava como instrutor de voo livre, e foi preso em agosto de 2003 por tentar entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína, escondidos em uma asa delta desmontada em sete bagagens. Marco Archer ainda conseguiu fugir do aeroporto, mas foi localizado após duas semanas, na ilha de Sumbawa. Ele confessou o crime e disse que recebeu US$ 10 mil para transportar a cocaína de Lima, no Peru, até Jacarta. No ano seguinte, ele foi condenado à morte.

A primeira vez que o governo brasileiro pediu ao presidente da Indonésia clemência para Marco Archer foi em marco de 2005, quando o presidente Lula enviou carta ao presidente da Susilo Bambang Yudhoyono. Apesar de não desconhecer a gravidade do delito cometido, Lula apelou ao sentimento de humanidade e amizade do presidente indonésio. Em 2012, a presidenta Dilma aproveitou um encontro bilateral com o presidente Yudhoyono, à margem da 67ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e entregou nova carta apelando para que o brasileiro não seja punido com a pena de morte.

Yudhoyono, no entanto, não atendeu aos pedidos, e o atual presidente, Joko Widodo, que asumiu o cargo em 2014, é considerado ainda mais rígido em relação ao combate às drogas, já tendo afirmado que rejeitará todos os pedidos de clemência das 64 pessoas condenadas à morte no país, por crimes relacionados com drogas. Marco Archer pode ser o primeiro brasileiro executado por crime no exterior. De acordo com o jornal australiano The Sidney Morning Herald, o advogado do brasileiro, Utomo Karim, disse que ele está em estado de choque e com medo. Segundo Karim, Marco Archer pediu ao Consulado do Brasil em Jacarta para que o governo brasileiro faça todo o possível para que ele não seja morto.

Além dele, outro brasileiro, Rodrigo Gularte, de 42 anos, também está no corredor da morte na Indonésia, por tentar entrar no país, em julho de 2004, com seis quilos de cocaína escondidos em uma prancha de surfe. De acordo com o último levantamento do Itamaraty, havia 3.209 brasileiros presos no exterior até o fim de 2013.

Com agências de notícias


Comentários

12 respostas para “Execução de brasileiro na Indonésia será domingo, diz Human Rights”

  1. Quero deixa bem claro que só deus tem altoridade para tira ávida e quem nunca errou atire aprimeira pedra em clusive opresidente que deu ordem para mata obrasileiro é os cinco rapazes. Se alguém do horiente médio ver essa mençaje lembre alpresidente que undia ele vai presta conta com Deus.

  2. Avatar de gildevan fernandes da silva
    gildevan fernandes da silva

    Aqui no Brasil pode tudo,o Brasil é o cabaré do mundo,o costume de de casa vai pra rua.Vamos respeitar a casa dos outros.país que tem disciplina é assim,vamos respeitar.

  3. Avatar de Carlos Leandro
    Carlos Leandro

    É dessa forma que se inicia uma guerra.Se eu fosse presidente ,mandaria as três forças armadas pra esse paisinho do tamanhtamanho do Rio de Janeiro atacar pelo ar,água e terra sem pena.

  4. Sobre o caso Marco Archer( O carioca que será executado na indonésia)
    Particularmente eu tenho minha opnião,vejo pessoas a todo instante no facebook dizendo: TOMARA QUE ELE VÁ PRO INFERNO BLÁ BLÁ BLÁ..
    Poxa será que realmente não existe compaixão pelo próximo? Certo ele errou de ter entrado com droga em um país rigido,mas ele não matou pessoas,ninguem é OBRIGADO a usar droga usa quem quer!!
    Eu não sou a favor de pena de morte nesse caso,ele poderia ficar preso o resto da vida,execução para mim é para aquelas pessoas que matam sem motivo(psicopatas,estrupadores etc.) ou esses bandidinhos que rouba seu celular e te mete a bala,isso seria uma otima execução.
    Tomara que ele se arrependeu e que Deus tenha ouvido seu perdão e que ele vá morar com Deus,porque nesse mundo só tem tragédia e pessoas ignorantes! èisso! E… a liberdade de expressão está ai para quem quiser,essa é a minha e pronto!!! Que Deus o tenha !

  5. Dear President Joko Widodo,
    Brazil loves Indonesia
    When the Tsunami hit Indonesia we felt as if it were in our Land
    Milliions of Brazilians travel a long way to visit Indonesia
    Many Brazilian homes are decorated with Indonesian furniture.
    Our girls wear the colours of Indonesia
    We appeal your clemency for Marco Arche, we underdand he was wrong, and now we can only count on your humanitarian clemency. Please do not fire him down, it will hurt Brazil, we will feel the pain, Brazil and Indonesia will never be the same if this execution takes place. It will shock our nation if he is fired down.
    Brazilians will be hurt. We appeal for Clemency, again a humanitarian appeal,

  6. gostaria que todos os politico ladrao do dinheiro do que paga todos os seus impostos que fosse morrer junto com este desgrasado

    1. Não posso dizer” É lamentável que um brasileiro vai ser fuzilado por tráfico de drogas”, pena que essa lei não existem aqui no Brasil,enquanto isso vemos todos os dias jovens sendo destruídos por causas das drogas, e ainda mais sabermos que os nossos politicos não mudam essas lei,por temerem que vai servir pra eles mesmos.

  7. vao si matarcom ele

    itiça da idonesia por mata ese homen por que nao si mata por que matau uma mati vc

  8. Se ele sair de la a proxima vitima dele pode ser seus filhos ou meus filhos pensar bem antes de fazer algo q possa se arrepender depois
    Ja tem muito traficante a solta no brasil acabando com jovens por causa das drogas.
    CHEGA…

  9. Avatar de marli montanheiro
    marli montanheiro

    deixe ele viver sera uma bençao ele vai encontrar jesus que vai fazer ele se arrepender de tudo

  10. Avatar de marli montanheiro
    marli montanheiro

    deixe este rapaz viver , ele pode encontrar jesus na vida dele e ser uma bençaõ

  11. Avatar de Marcia Ganawa
    Marcia Ganawa

    me irrita ver tanta mobilização para salvar um traficante que justamente iria matar tantos inocentes viciados,ao invés desta mobilização desnecessária vamos pedir ao governo que reveja a lei e que seja mais dura com esses traficantes que agem em plena impunidade,e nós acabamos sustentado-os em presidios .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.