Como anunciado antes, o Twitter agora está destacando no topo da timeline os tuítes que você perdeu. A ação, já disponível no app para iOS, pode ser comparada à mudança de algoritmo do Feed de Notícias do Facebook, apesar que o Twitter pelo menos vai colocar esses “tuítes perdidos” na seção chamada “While you were away…” (“Enquanto você estava longe…”).
No entanto, isso não quer dizer que o Twitter vai acabar com a sua ordem cronológica reversa. O stream constante e em tempo real de conteúdo é exatamente a razão para as pessoas usarem a plataforma.
“Nosso objetivo é te ajudar a ficar atualizado – ou correr atrás – com o seu mundo, não importa quanto tempo você passe no Twitter”, afirma o gerente de produtos, Paul Rosania, em um post sobre o assunto no blog da empresa. “Com algumas melhorias na timeline, achamos que podemos fazer um trabalho melhor de entregar essa promessa sem comprometer a natureza em tempo real do Twitter.”
Apesar disso, vale notar que o feed com “curadoria” do Facebook que reúne as histórias mais “importantes” sempre recebe críticas por esconder os posts que as pessoas querem ver.
Mas se o Facebook sempre lembra um pouco algo como um pequeno círculo social, o Twitter pode parecer um clube de insiders, em que as pessoas deixam suas timelines abertas o dia todo e as piadas internas fazem a festa. A rede, que virou pública no ano passado, tem encontrado dificuldades para atrair a atenção de novos usuários que não sejam jornalistas e pessoas ligadas em tecnologia. Os chamados “power users” não costumam perder muita coisa, mas se você só abre o app uma ou duas vezes por dias, ficará completamente fora do ritmo e do círculo. É aí que o novo recurso entra em ação, fazendo com o Twitter pareça uma plataforma mais “acolhedora”.
Para fazer a sua seleção, o Twitter provavelmente se baseia em números de retuítes e favoritos, além de hábitos do usuário, como aponta o Mashable.
O recurso é uma mudança em relação ao modo de operação do Twitter, que sempre manteve sua timeline em ordem cronológica.
*PC World é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário