A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula serão os principais nomes da festa de 35 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em um centro de convenções de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (6). Será o encontro oficial de comemoração do aniversário do partido, fundado em 1980 e que está no poder no Brasil há 12 anos.
Além da festa, o diretório nacional petista vai se reunir em um hotel da capital mineira para debater quais serão as ações da legenda em 2015. O secretário nacional de comunicação, José Américo, e o vice-presidente nacional, Alberto Cantalice, vão coordenar o encontro. Na festa, são esperadas as presenças do presidente do partido, Rui Falcão, dos governadores eleitos pela legenda nas eleições do ano passado, além de ministros, deputados, senadores, deputados e personalidades ligadas ao partido.
No mesmo dia, o partido vai organizar o Dia Nacional de Mobilização e Coleta de Assinaturas para a Reforma Política, que visa arrecadar 1,5 milhão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional a proposta de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para discutir o tema. Em dezembro, Brasileiros conversou com o diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Júlio Turra, que disse achar difícil que o projeto passe pelo Congresso que está em vigor.
Segundo o PT, hoje são 1,7 milhão de filiados ao partido, correspondente a 10,37% de todos os cidadãos associados oficialmente a partidos políticos brasileiros. A legenda foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1980, em meio a ditadura militar, no Encontro de Fundação no Colégio Sion, em São Paulo. No domingo (10), Brasileiros trará um especial com 35 fatos que marcaram a história do partido em fotografias.
Deixe um comentário