Cientistas da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta que ao ser conectada a um smartphone pode rapidamente identificar os biomarcadores para doenças como HIV e Sífilis. As informações são do Science Daily.
Samuel K. Sia, líder da pesquisa e professor assistente de Engenharia Biomédica na Universidade de Columbia, acredita que a ferramenta tem potencial para salvar milhões de vida.
Devido ao baixo custo de seu desenvolvimento, algo em torno de 34 dólares, a tecnologia poderia ser levada para zonas rurais da África e outros países em desenvolvimento. Um aparelho de laboratório custaria milhares de dólares.
O acessório atua de forma parecida com os testes para diabetes. O usuário precisa somente dar uma amostra de sangue coletada a partir do dedo indicador e em 15 minutos o dispositivo revela os resultados.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário