E se você morrer, quem fica com o seu Facebook?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E se você morrer, quem vai compartilhar o mesmo tipo de coisa estranha que você coloca na sua timeline senão você mesmo? Há de se ponderar que tudo no universo vive apesar de você, incluindo suas redes sociais, certo?

Bem, pensando que a vida tem dessas expirações não programáveis, o Faceebok arrumou uma forma – meio estranha – de você ou melhor qualquer pessoa próxima a você ter mais controle sobre sua vida pós-mortem. Bizarro.

A ideia é que você deixe a sua conta como “herança” para alguns amigos, o que convenhamos não é algo que aquele cara que você conheceu no pré-primário e foi o seu padrinho de casamento espere ganhar com certa ansiedade.

Mas claro. Você já deve ter visto casos de pessoas veladas cujas timelines ainda estavam bem “vivas”. Trocadilhos, com todo o respeito. Seria falta de bom senso dos que ficam ou o luto na contemporaneidade também ganha outras tradições e rituais na Internet? Enfim.

O que o Facebook fazia até então nesses casos era o ‘congelamento’ da conta quando era avisado da morte de um usuário, além de adicionar a palavra “Remembering” (“Em lembrança”) próxima ao nome da pessoa e remover qualquer anúncio da página de perfil.

Nessa nova atualização, a rede social do senhor Zuckerberg inclui a opção “contatos de legado” (“legacy contact”), na aba Configuração.

Em pormenores, com essa configuração habilitada, um ente querido próximo pode alterar a foto de perfil do usuário que faleceu, publicar uma carta em memória no topo do perfil, e responder a pedidos de amizade – o que é por si só bem esquisito. O contato de legado também poderá baixar um arquivo de fotos e posts.

No entanto, o Facebook está deixando claro que isso não é a mesma coisa que entregar a sua senha para outra pessoa. Os contatos de legado não poderão editar posts antigos, acessar mensagens privadas ou apagar uma conta.

Por enquanto, o espólio incluindo o Facebook só será válido para herdeiros nos Estados Unidos.
Depois de refletir sobre o tema, bem você deixaria a sua conta do Facebook nas mãos de quem?
Estranho imaginar que sua vida virtual vai sobreviver a você em qualquer circunstância ou, enfim, na maioria das circunstâncias.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.