Brasileiros relembra: Veja fatos importantes em 25/02

1841 – Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês

Dance At The Moulin De La Galette / Pierre Auguste Renoir / pierre-auguste-renoir.org
Dance At The Moulin De La Galette / Pierre Auguste Renoir / pierre-auguste-renoir.org

No dia 25 de fevereiro nasceu o pintor impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, Renoir teve seus trabalhos reconhecidos a partir de uma mostra individual de 70, organizada pelo marchand Paul Durand-Ruel, onde suas obras foram elogiadas, e seu primeiro reconhecimento oficial veio quando o governo francês comprou Ao Piano, em 1892. A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis.

1869 – Abolida a escravatura em todos os domínios português

escravatura_medio

Em 1836, o tráfico de escravos foi abolido em todo o Império. Os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado, por Decreto de 1854, mais tarde, os das Igrejas, por Decreto de 1856. Com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se a abolição da escravatura em todo o Império Português, até ao termo definitivo de 1878.

1925 – Fundação da Biblioteca Mário de Andrade

Foto: Reprodução/ http://www.prefeitura.sp.gov.br/
Foto: Reprodução/ http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Fundada em 25 de fevereiro de 1925, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA), é a principal biblioteca pública da cidade de São Paulo.  A Biblioteca consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Seu edifício-sede, localizado no centro histórico da capital paulista, é considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade. Detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país – atrás somente da Biblioteca Nacional doRio de Janeiro –, a biblioteca Mário de Andrade conta com um acervo de aproximadamente 3,3 milhões de títulos. 

1945 – Morre Mário de Andrade, poeta, escritor e crítico literário brasileiro

Foto clássica do poeta Mário de Andrade, por volta dos anos 40 - Foto: Divulgação/Edições de Janeiro
Foto clássica do poeta Mário de Andrade, por volta dos anos 40 – Foto: Divulgação/Edições de Janeiro

Neste dia 25 de fevereiro, a Brasileiros relembra os 70 anos de morte de Mário Raul de Moraes Andrade, mais conhecido como Mário de Andrade. Nascido em São Paulo, no dia 09 de outubro de 1893, Mário foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira e, como ensaísta e estudioso—foi um pioneiro do campo da etnomusicologia—sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil. Mário de Andrade morreu no dia 25 de fevereiro de 1945.

+Ensaio lembra os 70 anos da morte de Mário de Andrade

1943 – nasce George Harrison, ex-Beatles

Foto: Reprodução/youtube.com
Foto: Reprodução/youtube.com

 Em 25 de fevereiro de 1943 nascia George Harrison, ex-integrante da banda Beatles. Músico, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista “Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos”, da revista Rolling Stone. Harrison morreu de câncer de pulmão, em 2001.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.