Milhares de pessoas prestaram homenagem nesta terça-feira (3) ao opositor russo Boris Nemtsov, morto em uma emboscada na última sexta-feira (27). O enterro ocorre nesta terça-feira. Autoridades políticas compareceram ao velório. Considerado um dos maiores inimigos do presidente Vladimir Putin, Boris Nemtsov foi vítima de quatro disparos de armas de fogo. De acordo com o companheiro de lutas políticas e amigo de Nemtsov, Yuri Barmin, o opositor foi assassinado por matadores de aluguel nas proximidades do Kremlin.
Dois dias após a emboscada, milhares de pessoas saíram às ruas de Moscou para recordar Nemtsov. Manifestantes traziam cartazes com dizeres como: “As balas atingiram todos nós” e “Os heróis não morrem”.
A namorada do opositor, a modelo ucraniana Anna Duritskaya, 23 anos, deixou a Rússia com medo de também se tornar alvo de uma emboscada e voltou para seu país natal. A modelo, que estava com o opositor no momento do crime, negou se lembrar de onde o atirador partiu.
“Não sei de onde o assassino surgiu. Tudo aconteceu atrás das minhas contas”, relatou à imprensa. “Quando me virei, vi apenas um carro branco, mas não pude pegar a placa”. Nemtsov será enterrado em um cemitério na periferia de Moscou, o mesmo em que, há nove anos, foi enterrada uma outra voz crítica ao regime russo, a jornalista Anna Politkovskaia, também assassinada. Físico de formação, Nemtsov tinha 55 anos e, em meados dos anos 1990, foi indicado como possível herdeiro político de Boris Ieltsin , do qual foi vice-premiê.
Deixe um comentário