Produção industrial cresce 2% em janeiro

A produção industrial brasileira avançou 2,0% em janeiro, na comparação com dezembro, na série livre de influências sazonais, após registrar perdas de 1,1% em novembro e de 3,2% em dezembro. Entretanto, segundo o IBGE, a indústria recuperou apenas parte da perda de 4,3% acumulada no período novembro-dezembro de 2014 e ainda encontra-se 8,9% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou redução de 5,2% em janeiro de 2015, 11ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

A expansão de 2,0% mostrou resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 24 ramos pesquisados. Entre os setores, o principal impacto positivo foi registrado pelo item produtos alimentícios, que avançou 3,9%, eliminando parte da perda de 4,5% acumulada nos meses de novembro e dezembro últimos.

Outras contribuições positivas importantes sobre o total da indústria vieram das atividades de máquinas e equipamentos (7,6%), metalurgia (5,4%), indústrias extrativas (2,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9,0%).

Entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação de janeiro com o mês imediatamente anterior, o item bens de capital, ao avançar 9,1%, assinalou a expansão mais acentuada em janeiro de 2015, influenciada principalmente pela maior produção de caminhões, após a concessão de férias coletivas em várias unidades produtivas no mês anterior. Esse crescimento foi o mais intenso desde julho de 2014 (14,7%) e recuperou parte da redução de 13,4% acumulada entre outubro e dezembro últimos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.