Estudantes brasileiros vão participar nesta sexta-feira (13) da fase nacional do First Lego League, competição que envolve tecnologia e o brinquedo de montar mais famoso do mundo. Ao todo, serão 60 equipes de colégios públicos e privados do País.
O programa é promovido em mais de 80 países pela Lego em parceria com organização For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First) e recebe, em média, 200 mil competidores por ano. A equipe vencedora da fase final brasileira disputará o torneio mundial que acontece entre os dias 22 e 25 de abril, em Saint Louis, nos Estados Unidos.
No Brasil, o campeonato já acontece há dez anos e, desde 2013, é organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
O objetivo do campeonato é despertar o interesse dos alunos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no ambiente escolar, com projetos que contribuam para a melhoria de vida da população. Entre as equipes selecionadas para a disputa final no País, está um grupo de alunos do colégio Liceu Franco-Brasileiro (LFB) que desenvolveu um kit educativo, batizado de Cor&Ação, destinado a inclusão na escola de alunos portadores de autismo.
O kit estimula a percepção e interação da criança a partir do aprendizado das cores, por meio de uma ação de repetição. Para atender ao desafio, foi considerado o modo diferente dos autistas de aprender, organizar e processar as informações, disse a orientadora do curso de robótica do colégio, Rosângela Nezi, em entrevista à Agência Brasil.
Complementam o kit, um brinquedo feito de cano de PVC dotado de um chocalho que emite luz. Por meio da música, a luz estimula também o aprendizado das cores. A solução não precisa de pilha nem bateria e não traz risco para a criança.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário