82% dos manifestantes de domingo votaram em Aécio

Quase a totalidade das pessoas que participaram das marchas de domingo (15) na Avenida Paulista, em São Paulo, votou no senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno das últimas eleições presidenciais no ano passado. De acordo com o instituto Datafolha, 82% dos manifestantes escolheram o tucano para a presidência. Ele perdeu para Dilma Rousseff por uma diferença de cerca de 3,5 milhões de votos e não compareceu aos atos, mas demonstrou apoio na sexta-feira (13), por meio de uma nota oficial assinada por ele no site do partido.

Ainda segundo o Datafolha, 37% das pessoas demonstraram simpatia ao PSDB durante o protesto. A reportagem de Brasileiros encontrou apenas o ex-deputado José Aníbal e o atual deputado Floriano Pesaro como representantes tucanos no ato. Aníbal, no entanto, passou apenas alguns minutos no local. Pesaro, por sua vez, ficou o tempo todo em cima do carro de som do Solidariedade, partido da base oposicionista ao governo capitaneado pelo deputado Paulinho da Força. “Ainda acho que as pessoas precisam entender que, para o sistema político funcionar, os partidos são necessários”, disse após a multidão hostilizar Paulinho, que tentou falar ao microfone.

O ex-jogador Ronaldo compareceu ao protesto com uma camiseta em que aparecia escrito o nome do senador, de quem é amigo pessoal. Ele fez campanha para Aécio durante as eleições do ano passado.

O instituto ainda publicou que 47% das pessoas foram à Avenida Paulista protestar contra a corrupção no País, 27% foram pedir o impeachment da presidenta Dilma, 20% foram se manifestar contra o PT e 14% estavam protestando por causa da classe política do País. O perfil do público também foi pesquisado pelo Datafolha: 76% dos entrevistados disseram ter ensino superior, 74% estavam na primeira manifestação da vida e 37% são assalariados registrados.

Ao contrário das estimativas da Polícia Militar e da organização do protesto, que cravaram a presença de 1 milhão de pessoas nas ruas, o Datafolha divulgou que o número exato de manifestantes foi de 210 mil manifestantes.

Protestos de sexta-feira

O Datafolha fez a mesma pesquisa com os manifestantes que fecharam a Avenida Paulista na sexta-feira (13), em um ato convocado pela CUT e que teve o apoio de alguns movimentos sociais, como o Movimento Sem Teto (MST) e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual Paulista (Apeoesp).

De acordo com o instituto, 71% das pessoas que estiveram no ato votaram em Dilma Rousseff no segundo turno e 39% delas têm simpatia pelo PT. No dia anterior ao protesto, o diretor nacional da CUT, Julio Turra, disse à Brasileiros que a iniciativa era demonstrar o desprezo pela ideia de impeachment de Dilma e defender a Petrobras. No entanto, a reportagem presenciou diversos gritos de “Dilma”, principalmente quando alguns moradores da Paulista levantaram bandeiras contra o PT.

Ainda segundo o Datafolha, 25% das pessoas que estiveram no ato da CUT, sexta-feira, estavam protestando contra a perda de direitos trabalhadores, 22% pedindo o aumento de salário para professores, 20% queriam a reforma política e 18% estavam se manifestando em defesa da Petrobras. Os dados completos estão disponíveis aqui. Na sexta-feira, 41 pessoas participaram do ato, segundo o instituto.


Comentários

2 respostas para “82% dos manifestantes de domingo votaram em Aécio”

  1. […] divisão deu o tom do 13-15m. Grosso modo, o 15 foi dirigido por um senso político de direita, tucanoreferenciado. Assim como o 13 foi um ato à esquerda (do […]

  2. Até nisso o Datadilma manipula. Só 71% da sexta votou na Dilma? DUVIDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.