A Fundação Iberê Camargo inaugura em abril a mostra individual do artista italiano Marino Marini, apontado como um dos mais importantes de sua época por personalidades como o crítico e ex-curador do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), James Thrall Soby, e a colecionadora Peggy Guggenheim.
A exposição Marino Marini: do Arcaísmo ao Fim da Forma apresenta um total de 89 peças, entre elas, 34 esculturas em bronze, além de pinturas e desenhos vindos da Fundação Marino Marini, em Pistoia, e do Museu Marino Marini, em Florença.
O público será recebido no átrio da Fundação Iberê Camargo com a obra Grande Cavalo, escultura em bronze com mais de dois metros de altura criada por Marini em 1951 e premiada na Bienal de Veneza. A obra foi cedida pelo Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC).
“Para nós, não poderia haver melhor contexto para o início de um percurso expositivo no Brasil”, destacou Alberto Salvadori, curador da exposição e diretor do Museu Marino Marini em Florença. “A relevância de Marino Marini foi a de um artista que não se comportou como um filólogo, não aceitou os dados históricos consumidos pelo estudo e pela interpretação antropomorfa do sujeito, mas revelou, no seu trabalho, uma dimensão de atualidade da matéria numa relação direta entre homem e sujeito”.
Também em abril, será inaugurada uma das mais completas e didáticas exposições sobre a trajetória artística de Iberê Camargo, intitulada Iberê e Seu ateliê: as Coisas, as Pessoas e os Lugares, com curadoria de Paulo Gomes, artista e professor do Instituto de Artes da UFRGS e da pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Santa Maria. “Em um único andar, vamos apresentar uma visão abrangente de toda a produção com blocos temáticos de forma muito orgânica e independente, diz Gomes.
Leia também: Iberê, segundo Gerdau
Serviço
Exposição: Marino Marini: do Arcaísmo ao Fim da Forma
Quando: de 11 de abril a 21 de junho de 2015;
Exposição: Iberê e Seu Ateliê: as Coisas, as Pessoas e os Lugares
Quando: de 3 de abril de 2015 a 27 de março de 2016;
Onde: Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre (RS), entrada franca;
Mais informações: www.iberecamargo.org.br .
Deixe um comentário