Coração ‘morto’ é transplantado pela 1ª vez na Europa

Foto: Ingimage
sasa Foto: Ingimage

Médicos do Reino Unido fizeram uma cirurgia inédita na Europa nesta semana. Pela primeira vez no continente, um coração “tecnicamente morto” foi transplantado para uma pessoa.

O caso ocorreu no Papworth Hospital, no condado inglês de Cambridgeshire, com um senhor de 60 anos chamado Huluseyin Uca. O homem, que teve um infarto em 2008 e desde então tinha dificuldades para realizar até as tarefas mais simples, recebeu o coração de um paciente que sofreu morte circulatória – quando os órgãos param de funcionar.


“Antes do transplante, eu não conseguia nem andar direito e ficava sem fôlego facilmente, eu realmente não tinha qualidade de vida”, disse Uca em entrevista à rede britânica BBC. O senhor ainda afirmou que, com a cirurgia, estava “se sentindo melhor a cada dia” e já conseguia caminhar pelo hospital “sem nenhum problema”.


Geralmente, os transplantes de coração são realizados apenas em pacientes que tiveram morte cerebral, ou seja, quando as funções do cérebro param, mas os outros órgãos ainda funcionam.

Até o ano passado, tinha-se receio de que, se o procedimento fosse feito com um coração já “morto”, ele não duraria muito. No entanto, em outubro de 2014, foi realizado na Austrália o primeiro transplante bem sucedido no mundo de um coração sem batimentos.

Se for usada mais vezes, a técnica poderá aumentar em 25% a quantidade de corações disponíveis para transplante apenas no Reino Unido, o que pode ajudar a salvar muitas vidas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.