O governo federal divulgou nesta quarta-feira (1) que cerca de 210 mil estudantes solicitaram adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde fevereiro, quando o período de inscrições começou. Neste ano, o governo estabeleceu novas regras, como a necessidade de uma nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação.
De acordo com o planalto, as novas regras têm o objetivo de aprimorar o sistema de financiamento e melhorar a qualidade do ensino superior no país. O Ministério da Educação afirma que as novas exigências que já existem em instituições de ensino, como normas de qualidade dos cursos. Segundo levantamento da pasta, cerca de 70% do total de inscritos no Enem, em 2014, teria nota compatível para inscrição no Fies, neste ano, com as novas regras.
Problemas
O Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição em alguns dias do período. Entre as medidas implementadas para otimizar o fluxo de cadastro no site está a ampliação do horário de atendimento via 0800. Agora, os estudantes são atendidos também nos fins de semana. O prazo, que será inicialmente encerrado no próximo dia 30, pode também ser estendido, após análise, para atender às necessidades dos alunos.
Deixe um comentário