Antônio Cândido elogia nomeação de Janine para Educação

O professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Antônio Cândido, elogiou a nomeação do também professor da FFLCH-USP, Renato Janine Ribeiro, para ocupar a pasta do Ministério da Educação. Em um vídeo divulgado pelo MEC em seu perfil no Facebook, o também crítico literário afirmou que “Janine é um típico intelectual participante e um pensador que sempre participou a militância intelectual”.

“Ele sempre pensou nos problemas da sociedade, nos problemas da nação em particular, de modo que eu vejo, nessa convergência dos traços de uma universidade nova, a ideia do intelectual participante em que se situa o atual ministro da Educação”, afirmou ele.

No vídeo, Cândido explica historicamente a importância da convergência entre o Ministério e o titular da pasta desde que ela foi fundada, em 1930, pouco depois da vitória do movimento armado que colocou Getúlio Vargas no poder. “Logo depois [da vitória], o titular, Francisco Campos, promoveu a chamada ‘Reforma Campos’, que modificou muito o ensino médio, atenuando as humanidades clássicas e salientando as ciências exatas”, disse. “A fundação do Ministério coroou um decênio com uma enorme movimentação educacional e, especificamente, a reforma se voltou para a ideia da universidade”, completou.

Posse

O professor Renato Janine Ribeiro tomou posse nesta segunda-feira (6) como o novo ministro da Educação, em substituição a Cid Gomes (PROS), que pediu demissão há 18 dias do cargo. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e ainda contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante.

Em seu discurso, a presidenta elogiou Janine no que definiu como uma “feliz novidade” e disse que é importante “ter um educador em uma Pátria Educadora”. “Quem poderia ser mais indicado para comandar toda essa transformação nesse momento do que um professor? Por isso, para consolidar a construção de um desafio de uma pátria educadora, uma pátria que educa suas crianças e seus jovens, eu convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação. Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse ela.

“[Janine] terá um grande desafio, que é construir, a partir desses quatro eixos genéricos, o futuro do nosso País na área educacional. […] Sua escolha traduz a minha maior prioridade nesses próximos quatro anos”, completou. Mais tarde, já no MEC, ele recebeu do ex-ministro o comando oficial da pasta.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.