Em mais um capítulo da tensão racial nos Estados Unidos, um policial branco do estado da Carolina do Sul foi indiciado por homicídio, por atirar e matar um homem negro que tentava fugir. As autoridades prenderam o agente Michael T. Slager, da cidade de North Charleston, após ele aparecer em um vídeo atirando contra um suspeito, identificado como Walter lamer Scott. O Departamento de Justiça dos EUA está investigando o caso. “Quando você está errado, está errado”, disse o prefeito local, Keith Summey, anunciando a prisão do agente de polícia. “Quando você toma uma decisão ruim, não importa se você está atrás de um suspeito ou de um cidadão na rua, você precisa conviver com essa decisão”, completou.
A polícia dos EUA atira e, eventualmente, mata dezenas de pessoas todos nos anos, mas são raros os agentes que são investigados e indiciados por homicídio. O incidente envolvendo Michael Slager e Walter lamer Scott ocorreu no último sábado (4), quando a vítima foi parada pelo policial por estar com uma lanterna traseira do carro quebrada.
Ao tentar fugir, Scott foi alvejado por oito tiros disparados por Slager e caiu no chão. O agente alegou que agiu em legítima defesa. O caso veio à tona após o jornal “The New York Times” publicar um vídeo do acontecimento, registrado por uma testemunha. De acordo com a imprensa local, Scott já tinha sido detido diversas vezes, a maioria por não pagar pensão alimentícia. O irmão da vítima, Antonhy, disse acreditar que Scott fugiu do policial por estar em dívida com os pagamentos da pensão. No ano passado, os Estados Unidos sofreram uma série de protestos contra a violência policial e racial. Um dos casos mais famosos foi a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos, em Ferguson, no Missouri. Ele morreu baleado pelo policial Darren Wilson, que foi inocentado pela Justiça local.
Veja o momento em o policial atira contra a vítima:
Deixe um comentário