Na última segunda-feira (6), o vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, disse que a Alemanha deve à Grécia cerca de 279 bilhões de euros (mais de R$ 900 bilhões), em virtude da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O valor engloba todas as perdas que a Grécia arcou desde o período em que as tropas do hitleristas invadiram o país. Antigos governos, além de entidades privadas gregas, já haviam pressionado pelo pagamento de indenização da Alemanha, porém as autoridades gregas nunca haviam estipulado um preço para a cobrança.
Na semana passada, uma comissão parlamentar montada pelo governo do primeiro-ministro Alex Tsipras começou a trabalhar em função desta dívida a fim de reparar todos os prejuízos que a guerra lhes causou. Além da destruição de cidades e roubo de tesouros arqueológicos, os gregos também exigem o ressarcimento de um empréstimo que os nazistas obrigaram o Banco da Grécia a fazer na época.
Durante uma audiência parlamentar, Mardas disse que Berlim deve 278,7 bilhões de euros a Atenas, de acordo com cálculos feitos pelo gabinete de contabilidade geral do governo grego. O empréstimo feito durante a ocupação atinge a soma de 10,3 bilhões de euros.
Deixe um comentário