Comissão Europeia apresenta plano para prevenção de tragédias no Mediterrâneo

Foto: Reprodução/elpais.es
Foto: Reprodução/elpais.es

Na última segunda-feira (20) o comissário europeu para a Migração, Dimitris Avramopoulos apresentou um plano com dez ações imediatas para prevenir novos desastres no Mar Mediterrâneo. Ele divulgou a lista durante uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior da União Europeia.

Uma das medidas previstas é o aumento da participação da União Europeia em operações no Mediterrâneo, com reforço financeiro e patrulhamento. O plano será analisado na próxima quinta-feira (23) pelos líderes europeus, convocados com urgência para uma reunião em função do naufrágio de uma embarcação entre a Líbia e a Itália, onde pelo menos 700 pessoas morreram.

O projeto também prevê um grande esforço por parte das autoridades de capturar e destruir embarcações usadas pelos traficantes de pessoas, com encontros regulares entre instituições como a Europol (Serviço Europeu de Polícia), a Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras dos Estados-membros da União Europeia) e Eurojust ( organismo da Uniao Europeia para Cooperação Judicial), além de intensificação de diálogo com países do norte da África e outras reuniões em caráter de urgência.

“Essas dez ações que hoje acordamos são medidas diretas e substanciais que tomaremos para fazer a diferença no horizonte imediato. Todos exigem nosso esforço comum, das instituições e dos 28 Estados-membros. Vamos apresentar essa proposta ao conselho europeu, que se reunirá na quinta-feira, em sessão extraordinária, para discutir a situação do Mediterrâneo” diz a nota oficial da representante da UE para Negócios Estrangeiros, Federica Mogherini.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.