O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, está completando 75 anos nesta segunda-feira (27). Dentre os palcos mais importantes do futebol nacional, o Pacaembu se destaca por suas partidas magistrais, coroando as grandes e pequenas equipes, além das seleções mundiais. Para comemorar esta data, Brasileiros relembrou alguns momentos que estão imortalizados na história do esporte.
Durante a Copa do Mundo de 1950, o estádio sediou seis partidas, com destaque para o jogo que a Seleção Brasileira realizou contra a Suíça na primeira fase, onde terminou com um empate por 2 a 2. Na oportunidade, Alfredo e Baltazar marcaram os gols brasileiros, e Patton, com dois gols, deixou tudo igual.
Além da Copa do Mundo, o estádio ainda sediou outro evento esportivo de grande destaque em 1963: os Jogos Pan-Americanos. Em sua quarta edição, o Pan foi sediado na cidade de São Paulo e o Pacaembu foi palco da cerimônia de abertura, das disputas da final do futebol e do atletismo, além da cerimônia de encerramento dos jogos. O Brasil ficou com o segundo lugar no quadro de medalhas, conquistando 14 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze, totalizando 52 medalhas. O primeiro lugar ficou com os Estados Unidos, totalizando 199 medalhas, dentre elas 106 de ouro.
Considerado um dos mais importantes palcos da história do futebol, o Pacaembu já teve o prazer de receber partidas do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Libertadores da América, Copa do Brasil, entre outras. Além da grandes equipes proporcionarem grandes espetáculos, as equipes de pequena expressão também já levantaram o caneco por ali.
No ano de 1994, Palmeiras e Corinthians disputaram as finais do Campeonato Brasileiro no estádio. Em partidas de ida e volta, o alviverde sagrou-se campeão após vencer o primeiro confronto por 3 a 1, e empatar o segundo por 1 a 1.
Santos e Corinthians tiveram a grande honra de conquistar, no Pacaembu, um dos principais torneios do futebol mundial: a Taça Libertadores da América.
A equipe santista sagrou-se campeã em 2011, quando o adversário era o Peñarol do Uruguai. Na oportunidade, o alvinegro negro praiano contava com o craque Neymar em seu elenco, um dos grandes personagens da decisão, marcando um gol na segunda partida, quando terminou em 2 a 1 para os brasileiros. A primeira partida havia sido realizada no Uruguai e terminou sem gols: 0 a 0. Esse era a terceira vez que o Santos conquistava a competição continental.
Um ano após a conquista santista, foi a vez do Corinthians levantar pela primeira vez o caneco da Libertadores. E não poderia ter sido em outro lugar, além do Pacaembu. O Corinthians foi a equipe que mais vezes atuou no local. Até então sem um estádio próprio, o torcedor do Timão sempre considerou o Pacaembu como sua casa. E foi ali, contra o poderosíssimo Boca Juniors (ARG), que a equipe venceu a tão desejada Taça Libertadores da América. Após um empate na Argentina por 1 a 1, o Corinthians trouxe a decisão para o Pacaembu, onde venceu por 2 a 0 e fez a alegria dos torcedores.
O glorioso estádio do Pacaembu não fez a história apenas dos grandes. Os pequenos também tiveram seus momentos de glória, principalmente as equipes paulistas. Mas como no esporte o reconhecimento não vem apenas das vitórias e sim dos grandes feitos, lembramos de algumas oportunidades em que os times de pequena expressão chegaram onde ninguém acreditava. Em 2002, o São Caetano chegou a disputar a final da Libertadores contra o Olimpia (PAR), onde acabou sendo derrotado nos penaltis, após vitória por 2 a 1 dos paraguaios. No primeiro confronto, em Assunção, os brasileiros até conseguiram vencer a partida por 1 a 0. Dois anos depois, o São Caetano disputava outra decisão no Pacaembu, desta vez contra o Paulista, pelo Campeonato Paulista. Naquele momento o Azulão não desapontou e levantou o caneco ao vencer o confronto por 2 a 0. Outro momento que marcou a história do estádio foi a final da Copa Sul-Americana de 2013, onde a Ponte Preta chegava para sua primeira final de grande expressão. Na ocasião, a equipe campineira ficou no empate por 1 a 1 contra Lanús (ARG). No confronto de volta os argentinos jogaram na cidade de Lanús e venceram por 2 a 0, conquistando título.
Em 2014, após eliminar o Palmeiras nas semifinais e bater o Santos na final, o Ituano conquistou o título e se tornou bicampeonato Paulista.
Em 2008, o Pacaembu deixou de ser apenas um estádio e abrigou em seu interior o Museu do Futebol, onde se encontra um gigantesco acervo que conta a história do futebol nacional e mundial.
Deixe um comentário