Aos 82, morre o ator e diretor Antônio Abujamra em SP

Antonio Abujamra - Foto: Reprodução/ TV Cultura
Antonio Abujamra – Foto: Reprodução/ TV Cultura

A TV Cultura divulgou nota na manhã desta terça-feira (28) informando a morte do ator e diretor Antônio Abujamra, de 82 anos, em sua casa, no bairro de Higienópolis, zona oeste de São Paulo. De acordo com o canal, ele faleceu enquanto dormia e foi encontrado por um dos filhos, Alexandre. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. Abujamra deixa três filhos – um deles o cantor André Abujamra, de 49 anos – e dois netos. A informação também foi confirmada pelo sobrinho, Samir Abujamra, em seu perfil no Facebook. “Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antonio Abujamra”, escreveu ele.

Abujamra era natural de Ourinhos, no interior de São Paulo, mas cursou Jornalismo na Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) na década de 50. Apesar da formação, foi no teatro em que ele se notabilizou com peças como Raízes, de Arnold Wesker, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo, e José, do Parto à Sepultura, de Augusto Boal, no Teatro Oficina, também na capital paulistana, todos na década de 50. Ao longo das décadas seguintes, fez parte de uma série de correntes do teatro brasileiro, como o projeto Teatro Livre, em companhia do casal Nicette Bruno e Paulo Goulart, e do Teatro Brasileiro de Comédia, onde dirigiu Os Órfãos de Jânio, de Millôr Fernandes, em 1981; Hamletto, de Giovanni Testori, no mesmo ano; Morte Acidental de um Anarquista, de Dario Fo, em 1982, e A Serpente, de Nelson Rodrigues, em 1984.

Sua última interpretação de Antônio em novelas foi em 2011, em Corações Feridos, do SBT, e no cinema ocorreu em 2012, em Brichos 2 – A Floresta é Nossa. Desde agosto de 2000, ele apresentava o programa Provocações, na TV Cultura, uma espécie de talk show. O último programa foi exibido na terça-feira passada (21), com o humorista Eduardo Sterblitch, da TV Bandeirantes. De acordo com o TV Cultura, o programa que foi gravado para ir ao ar nesta terça (28), com os estudantes universitários André Soler, de Cinema, e Vinícius Lima, de Jornalismo, autores da página SP Invisível, do Facebook, será veiculado normalmente.

Último Provocações, de 21 de abril, com o humorista Eduardo Sterblitch, da TV Bandeirantes:



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.