Diário da política: Marta e Xuxa, tudo a ver

Há muitas semelhanças entre Marta Suplicy e Xuxa Meneghel. As duas são loiras, bonitas e atraentes. Fizeram carreira na TV. São carismáticas, polêmicas, têm torcidas a favor e contra. Xuxa fez fortuna com o imenso ibope na Globo. Marta, que já nasceu rica, recebeu milhões de votos nas urnas. Passaram-se os anos. O ibope da Xuxa minguou. Os eleitores da Marta encolheram. E as duas resolvem tomar caminhos parecidos nessa encruzilhada.

Enquanto eu lia, agora há pouco, o noticiário a respeito da saída da Marta do PT para se candidatar a prefeita de São Paulo no ano que vem, por um partido muito menor que o PT, veio-me à cabeça o comentário de Boni acerca da saída da Xuxa da Globo para a Record: “Se ela não conseguia fazer sucesso na Globo vai conseguir na Record que é muito menor?”.

Se Marta não conseguiu, em 2004, reeleger-se prefeita de São Paulo pelo maior partido da cidade, vai eleger-se agora pelo PSB, que não pode nem ser comparado à TV Record em tamanho se levarmos em conta a distância que separa a emissora, em grandeza, da Globo e o abismo entre o gigante PT e o nanico PSB?

Marta poderá esfregar na minha cara os 10 milhões de votos na eleição a senadora em 2010. Mas são coisas diferentes. A sua passagem pela prefeitura entre 2001 e 2005 foi desastrosa. Ela ficou estigmatizada como “Martaxa”, tal a profusão de impostos que criou. Construiu túneis que em vez de acabarem com os congestionamentos adiavam-nos por algumas quadras. Não conseguiu se reeleger. Suspeito que São Paulo votou nela para senadora por um bom motivo: para mantê-la em Brasília, bem longe de São Paulo.

Ela pode alegar que é popular – e ela é. Mas tem uma coisa: São Paulo não esquece. Maluf também é popular em São Paulo, mas depois de impingir Celso Pitta à cidade pode até se eleger deputado, mas prefeito nunca mais. (Deputado federal também é obrigado a passar a semana longe de São Paulo.)

 Meu palpite é que, assim como Xuxa não vai gerar ibope na Record, Marta não vai ter votos para prefeita pelo PSB. Mas as duas vão continuar sendo populares, milionárias, belas, atraentes e polêmicas. Com torcidas a favor e contra.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.