Muitos passantes estranharam quando, nos últimos dias, se depararam com o ex-prédio do Sindicato dos Comerciários, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, triste e sem cores. Isso por que desde 2009 a paisagem era bem diferente, o edifício era a sustentação para a gigantesca obra “O Estrangeiro”, da dupla Osgemeos.
Para esclarecer o mal entendido, os artistas, que estão em Los Angeles por conta da exposição Miss You, mandaram uma nota explicando o ocorrido, afirmando que tinham a ciência de que o prédio seria demolido e que, portanto, a obra era mesmo temporária. No comunicado à imprensa, eles também dizem já estar pensando em uma possível obra permanente para a capital paulista. A única coisa que ficou sem explicação foi o fato de a obra ter sido limpada da parede do prédio antes de o mesmo ser demolido.
Confira a íntegra da nota de Osgemeos:
“Estamos fora do Brasil e recebemos hoje a noticia sobre a obra apagada no Vale do Anhangabaú. Essa pintura foi um projeto acordado entre o SESC/Prefeitura de São Paulo/Plasticien Volant e nós, realizado em 2009 como parte das comemorações do Ano da França no Brasil e que desde o inicio sabíamos que sua exibição seria temporária, pois o prédio seria demolido. É realmente triste de ver que o “Estrangeiro” se foi… Mas pelo amor que temos por São Paulo e pela arte, estamos pensando em uma nova obra permanente para a cidade. Agradecemos o carinho expressado pelas mensagens que recebemos.
-Osgemeos”
Deixe um comentário