Uma nova tecnologia desenvolvida em parceria com a Nasa e pelo Department of Homeland Security (DHS), dos Estados Unidos, foi responsável por identificar quatro homens vivos que se encontravam sobre estruturas desabadas no Nepal.
O país foi devastado por forte terremoto no final de abril. Segundo o Centro de Operações de Emergência Nacional do Nepal, até então são 7.557 o número de mortes causadas pelo terremoto, o mais mortal do país em mais de 80 anos. Ao todo são 14.536 feridos.
Batizado de Finder (sigla em inglês para Finding Individuals for Disaster e Emergency Response), a tecnologia é uma espécie de radar que funciona por meio de microondas. Segundo informações do site The Verge, protótipos do FINDER foram enviados até o Nepal e conseguiram – pela primeira vez – detectar os batimentos cardíacos de homens presos sobre os escombros.
Inicialmente desenvolvido em 2013, o Finder consegue detectar batimentos cardíacos até 9 metros abaixo de escombros, atrás de 6 metros de concreto e até 30 metros de distância em um espaço aberto.
Deixe um comentário