Lira lança seu segundo disco: “O Labirinto e o Desmantelo”

Foto: Lira/Caroline Bittencourt
Foto: Lira/Caroline Bittencourt

Lira, ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado, lança seu segundo disco solo: O Labirinto e o Desmantelo. Construídas ao longo dos últimos dois anos, as letras das 11 faixas narram as transformações e experiências da vida do artista. Quem assina a produção musical é Pupillo, baterista do Nação Zumbi, e tem participação da cantora Céu, como compositora e intérprete.

Em entrevista à Brasileiros, Lira conta sobre a fase em que vive com uma nova experimentação musical, caminhando por saraus da periferia de São Paulo nos quais encontrou uma poesia próxima da sua terra natal, o sertão de Pernambuco.

Sobre a possibilidade de volta da banda, ele diz: “Algumas músicas que não foram lançadas pelo Cordel, eu e meus ex-companheiros temos vontade de devolver ao público, mas não está nos planos voltar com a banda”. Leia a entrevista na íntegra.

Conte sobre a relação do álbum com a sua chegada a São Paulo.

O nome do álbum é uma imagem que traduz as minhas construções e os meus sonhos. A minha escola foi a poesia de Pernambuco, com poetas repentistas. Desde 2001, quando passei a morar em São Paulo de forma fixa, e tive contato com a periferia daqui, encontrei um ambiente de poesia falada, de encontros e recitais, com os saraus organizados por movimentos comunitários. A grande expressão desse meu trabalho são as minhas caminhadas por esses lugares como o Circulo Palmarino no Embu das Artes, o Afrobase, em Rio Pequeno, por exemplo.

O que você busca para compor algo novo e original?

Embora seja impossível criar algo totalmente original, essa busca por uma poesia inventiva é o que caracteriza o meu trabalho. Ainda dentro do Cordel do Fogo Encantado, eu optei por uma arte que não fosse celebrativa com manifestações já existentes, e sim, pela busca por uma expressão individual, particular. E é o que eu faço e pretendo não abandonar.

E como está sendo a experiência desse processo solitário?

Fiz o difícil movimento de sair da banda, na qual eu era líder, compositor e fundador, por uma questão estética. Uma vontade de experimentação. Eu trabalhei dez anos no Cordel com estruturação de percussão e apenas um instrumento harmônico, que era o violão. Era também um espetáculo com raiz no teatro, no cênico-musical. Eu vivo, desde o primeiro disco solo, um mergulho na canção e na potência que me descobri como compositor e cantor. É esse momento que vivo.

Existe possibilidade de retomar o Cordel do Fogo Encantado?

Algumas músicas ficaram penduradas e não foram lançadas pelo Cordel, eu e meus ex-companheiros temos vontade de reproduzir ao público. Mas é algo que não tenho nem como apontar. Não faz parte de planos para agora.

 

Serviço – Shows de Lançamento: Lira – O Labirinto e o Desmantelo

09 de maio – São Paulo (SP)

SESC Vila Mariana – Rua Pelotas 141, Vila Mariana Horário, às 21h

Venda Online no site SescSP.

Informações: (11) 5080-3000

10 de maio – São Paulo (SP)

SESC Vila Mariana Endereço – Rua Pelotas 141, Vila Mariana Horário, às 18h

Venda Online no site SescSP.

Informações: (11) 5080-3000

15 de maio – Recife (PE)

Baile Perfumado Endereço – Rua Carlos Gomes 390, Prado, às 22h

Venda Online no site eventick.  

Informações:(81) 3033-4747

16 de maio – João Pessoa (PB)

Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural) – Rua Abdias Gomes Almeida, 800, Tambauzinho, às 20h

Ingressos: 1º lote antecipado com 100 ingressos até dia 06 no site eventick.

2º lote na Parahybólica Cultural (Espaço Cultural,  Box 09) e no  Viveiro Castelo
Informações: (83) 3211-6250 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.