“Governo está estudando abrir novos contratos” diz Dilma sobre Fies

Foto: José Cruz/Agência Brasil (15/04/2015)
Foto: José Cruz/Agência Brasil (15/04/2015)

A presidenta Dilma Rousseff estuda a possibilidade de abrir novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. A intenção foi dita à presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros, durante encontro com Dilma na noite desta terça-feira (19) no Palácio do Planalto. De acordo com Vic, a presidenta afirmou que “o governo está estudando a possibilidade de abrir novos contratos no segundo semestre de 2015”

A representante da UNE ainda afirmou que foi incisiva com Dilma a respeito do assunto: “Nós colocamos que não aceitamos nenhum tipo de restrição ao Fies e que a diminuição dos novos contratos este ano em relação ao ano passado precisa ser superado pelo governo. Queremos aprimorar o programa de fato, mas não aceitamos nenhuma restrição ao número de bolsas oferecidas em relação aos anos anteriores”.

No início deste mês, o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que não há verba para a assinatura de novos contratos este semestre. Este ano, as normas do programa foram alteradas no sentido de aumentar o rigor da seleção dos candidatos e das universidades escolhidas pelo MEC. De acordo com Vic Barros, a UNE concorda com as medidas que o governo federal vem implementando quanto ao controle das mensalidades e da qualidade dos cursos.

“Achamos que o Fies precisa ser ampliado no nosso país e que, no segundo semestre, possam ser abertos novos contratos. Além disso o governo precisa assegurar neste semestre que todos os estudantes que já têm Fies tenham seu contrato auditado. É fundamental que a Dilma siga essa política de expansão porque muita gente depende disso para continuar na universidade” concluiu a presidenta da UNE.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.