Uma operação entre as Polícias Federal (PF), Militar e Ministério Público Estadual (MP) cumpre 15 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (21) contra roubo de carga em cidades da região de Campinas, interior de São Paulo. Segundo o MP, nove prisões já foram efetuadas anteriormente para combater esse crime.
A operação quer desarticular uma organização criminosa. Os acusados poderão responder por receptação qualificada de mercadorias, como diversos tipos de alimentos e a adulteração de placas dos caminhões.
Segundo a Polícia Federal, a investigação começou em fevereiro deste ano, pois os roubos seguiam um mesmo padrão, e ocorriam nas estradas da região de Campinas. Os furtos aconteciam nas rodovias Anhanguera, Bandeirantes e estradas de Jundiaí, Vinhedo, Itatiba, Louveira, Itupeva, Itapecerica da Serra.
A PF informou que as ações criminosas eram caracterizadas por violência e grave ameaça. Há suspeita da participação de motoristas e outros empregados de transportadoras, devido à facilidade que o grupo tinha para executar os roubos.
A organização criminosa chegou a usar bloqueadores de sinais dos rastreadores, além de terem montado um esquema em armazéns, que serviam como entreposto do crime, funcionando como empresas de fachada para a emissão de notas fiscais, para cobertura das vendas e distribuição dos produtos.
Participam da operação 80 policiais federais e 200 policiais militares.
Deixe um comentário