Nave Gris Cia. Cênica promove “I Encontro das Mulheres Negras na Dança”

A Nave Gris Cia. Cênica, companhia dedicada a investigação das intersecções possíveis entre teatro, dança e performance, promove, de 4 a 7 de junho, o I Encontro Mulheres Negras na Dança, que acontecerá em São Paulo e Taboão da Serra. O encontro tem como objetivo proporcionar a experiência estética, o contato e a troca entre artistas negras da dança e o público presente.  As atividades do evento acontecerão no Espaço Clariô, em Taboão da Serra, e no Espaço Cita (Cantinho de Integração de Todas as Artes), em São Paulo.

Serão três espetáculos, uma roda de conversa e duas oficinas de dança, todos realizados pelas artistas e companhias convidadas. O evento busca lançar o olhar sobre a pluralidade de experiências e produções artísticas de dança contemporânea realizadas por artistas negras de diferentes gerações. Os espetáculos do evento revelam diversas ópticas sobre o fazer artístico, com materiais, estéticas e temáticas muito diferentes, como por exemplo as mitologias da tradição afro-brasileira, o corpo que vive a experiência da periferia e o Tanztheater (teatro de dança) alemão.

A roda de conversa acontecerá logo na abertura do encontro, e contará com artistas negras da dança de diferentes gerações: a coreógrafa e professora da ECA-USP Sayonara Pereira, a diretora da E² Cia. Teatro e Dança Eliana de Santana e a diretora da Cia. Sansacroma, dançarina e atriz Gal Martins, com mediação da bailarina Kanzelumuka. Já as oficinas terão duração de 3 horas cada. A primeira delas será a Dança da Indignação, inspirada na obra do pedagogo Paulo Freire; a segunda, Oficina Dança Negra Contemporânea: procedimentos criativos, pretende ser um espaço para o estudo e desenvolvimento de uma dança autoral que parte das corporeidades da tradição afro-brasileira.

O evento ainda contará com três espetáculos. O primeiro, Afro Margin, é baseado na obra homônima do pintor britânico Chris Ofili, e trabalha a verticalidade do corpo em suspensão e a poética do duplo sentido de margem. A produção é da E² Cia. de Teatro e Dança. O segundo é a  peça coreografada do Grupo LAPETT Unterweg(s), onde o elenco se coloca em diferentes fases de sua vida. São lembranças atualizadas para o contexto da cena em forma de partituras coreográficas. Por fim, e concebido pela Nave Gris Cia. Cênica, o espetáculo Dikanga Calunga remete ao fluxo entre ancestralidade, tradição e contemporaneidade no corpo. Sob a perspectiva do feminino tem a água como elemento transformador, que conecta o humano ao que lhe é ancestral e sagrado.

Serviço – I Encontro de Mulheres Negras na Dança
Roda de conversa e espetáculos de dança
Espaço Clariô
Rua Santa Luzia, 96, Vila Santa Luzia – Taboão da Serra – SP
(11) 4701.8401
4 de junho, às 19h – Abertura e roda de conversa
5 de junho, às 20h – Espetáculo “Dikanga Calunga”
6 de junho, às 19h – Espetáculo “Afro Margin”
7 de junho, às 19h – Espetáculo “Unterweg(s)”
Gratuito

Oficinas de dança
Espaço CITA
Rua Aroldo de Azevedo, 20, Jardim Bom Refúgio – São Paulo – SP
(11) 5844-4116
6 de junho, das 14h às 17h – Oficina de Dança da Indignação 
7 de junho, das 14 às 17h – Oficina de Dança Negra Contemporânea 
Gratuito


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.