Desembargadora lança romance histórico em São Paulo

Foto: Dilvulgação
Foto: Dilvulgação

Monica Sifuentes, formada em Direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e desembargadora do Tribunal Regional Federal em Brasília, aprofundou-se na história do Brasil e de Portugal para, com base em pesquisa, fazer um intenso trabalho a fim escrever, com narrativa histórica, o livro Um Poema para Bárbara a vida de Bárbara Eliodora.

A narrativa começa com Bárbara grávida, rodeada de seus três filhos, inconsolável diante da prisão do marido, o poeta inconfidente Alvarenga Peixoto, acusado de crime de lesa-majestade (traição contra o soberano e/ou a coroa). A história se desenvolve em retrospecto, começando com o ingresso de Alvarenga Peixoto na Universidade de Coimbra.
Anos depois, em 1776, São João Del Rei, Minas Gerais, recebe o novo ouvidor da comarca, vindo de Portugal: o jovem intelectual José Inácio está pronto para assumir sua responsabilidade na próspera colônia da coroa, quando o caminho do magistrado se cruza com o de Bárbara, moça de gosto apurado e ideias à frente de seu tempo, que encontra expressão na poesia, assim como Inácio. Do encontro dos dois nasceu uma paixão repleta de sonhos de liberdade e revolução.

O retrato de fatos históricos, como o terremoto de Lisboa de 1755, a queda do Marquês de Pombal, a ascensão de Maria I, a louca, a influência dos ideais maçônicos fortemente ligados à Revolução Francesa, o ciclo do ouro que colocou Minas Gerais como pólo econômico são retratados e permitem a compreensão sobre como um grupo de jovens intelectuais levou às últimas consequências as ideias que os fizeram empreender uma jornada que culminou na turbulenta Inconfidência Mineira, espelhando os movimentos mundiais de liberdade e igualdade que eclodiam na mesma época pelo mundo.

Lançamento: Um Poema Para Bárbara
Dia 11 junho,  Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Alameda Santos, 2.152, SP, SP.
432 páginas
R$ 44,90
Editora Gutenberg


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.