Este Não É o Presente que eu Pedi (Aline Abreu. Editora Melhoramentos, 32 páginas)
Com delicadeza e humor, o livro trata da chegada de um irmão: um “presente” nem sempre tão desejado. Narrado do ponto de vista de uma criança, expressa os sentimentos ambíguos de amor e ódio que costumam acompanhar esse momento. A voz de criança no texto e a alusão ao desenho infantil nas ilustrações dão o tom predominante do livro, que se distancia das narrativas tantas vezes superficiais na abordagem do tema, optando por um tratamento sensível da complexidade que o rodeia. Destaque especial para o traço singelo da autora e ilustradora mineira Aline Abreu.
O Pássaro na Gaiola (Vincent van Gogh. Ilustrações de Javier Zabala. Tradução de Mauro Gaspar. Editora Pequena Zahar, 32 páginas)
O encontro de dois poetas da imagem não poderia resultar melhor. O texto é assinado por Vincent van Gogh, em uma das mais de seiscentas correspondências trocadas com o irmão, Theo. As ilustrações são do premiado espanhol Javier Zabala, que já ilustrou Cervantes, Lorca e Shakespeare. O texto breve, repleto de metáforas e uma verdadeira ode à liberdade, abre espaço para ilustrações que o ampliam ainda mais. Em algumas páginas, pode-se ver, ao fundo, reproduções de importantes obras de Van Gogh, como Noite Estrelada. Com estilo próprio e técnica mista, Zabala capta a atmosfera afetiva do texto, traduzindo-a em cor e beleza.
Mergulho (Luciano Tasso. Editora Rocco, 48 páginas)
Um garoto acompanha o avô em um dia de pescaria. O cenário lembra os muitos vilarejos da costa litorânea brasileira. A história narra, apenas por imagens, a aventura do menino depois de cair da jangada, afundando em alto-mar. Uma profusão de cores e espécies marinhas invade as páginas, em diferentes perspectivas e tamanhos. Da metade do livro em diante, o leitor é surpreendido com ângulos ambíguos, revelando, aos poucos, que o menino apenas adormecera e sonhara. Ao acordar, o Sol já se põe e o avô o espera com um presente colhido do próprio sonho.
*
Deixe um comentário