Recluso há sete anos, quando fez shows em 2008, João Gilberto reapareceu recentemente em dois vídeos no Youtube tocando Garota de Ipanema ao lado da filha mais nova, Luisa Carolina, de 9 anos. A informação foi dada pela jornalista Lu Lacerda em sua coluna no portal IG.
Na gravação completamente informal, com João de pijama, a filha conta para o pai que irá cantar o clássico da bossa nova na escola. Em seguida, a dupla faz um pequeno ensaio da música. Conhecido por ter, com sua excelência ao instrumento, construído novas diretrizes para o violão no Brasil, João apresenta certa dificuldade em executar o clássico de Tom e Vinicius.
A jornalista e produtora Cláudia Faissol, mãe de Luisa, é a autora dos dois registros. “Ela estava contando para o pai que tinha aprendido essa musica para cantar na escola, daí eu achei bonito e filmei”, contou à Cláudia à Brasileiros. A jornalista cedeu, com exclusividade, à nossa reportagem um terceiro vídeo, onde Luisa comenta com o pai: “Eu aprendi (a cantar) ouvindo você cantar”.
João Gilberto completa 84 anos no próximo dia 10. Veja os vídeos a seguir:
Joao Gilberto e Luisa Carolina: “Eu aprendi ouvindo você cantar”
Joao Gilberto reaparece em vídeo com a filha mais nova. http://old.brasileiros.com.br/CEKBoVeja com exclusividade um trecho, cedido pela jornalista Claudia Faissol:
Posted by Revista Brasileiros on Monday, June 1, 2015
Em abril de 2008, o escritor Ruy Castro publicou extensa reportagem, que foi capa da edição 9 da Brasileiros, sobre o álbum Getz/Gilberto. Lançado pelo cultuado selo americano Verve Records em 1964, o álbum, que marca o encontro de João com o saxofonista tenor Stan Getz, foi o estopim da explosão da bossa nova e tornou o baiano mundialmente famoso. – Leia a reportagem Anatomia de um Disco
Na edição 72, de julho de 2013, a cantora Bebel Gilberto, filha de João e Miúcha, radicada nos EUA desde os anos 1990, esteve no Brasil para algumas apresentações e foi tema de perfil, em que relembra diversos episódios de sua infância ao lado do pai, como as visitas que faziam ao apartamento carioca onde residia a trupe dos Novos Baianos e a viagem que fizeram à Bahia para conhecer os avós paternos, com João ao volante de um Opala. Leia a reportagem A Bebel que o Brasil Desconhece
Deixe um comentário