Comercial de O Boticário atinge recorde de visualizações no Youtube

O comercial de O Boticário com casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados alcançou 2 milhões de visualizações no Youtube no início da tarde desta quarta-feira (3). É, de longe, o vídeo mais visto do canal da empresa no site de compartilhamento. Nas peças publicitárias que estão veiculadas na conta do Boticário no Youtube, a propaganda mais acessada até então era uma veiculada no ano passado, com cerca de 200 mil visualizações.

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Nesta quarta-feira, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) anunciou que, diante de 30 reclamações recebidas em desaprovação ao comercial, abriu um processo ético para analisar o conteúdo do material. O órgão anunciou que a “moralidade” da peça foi questionada nos registros protocolados. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a peça será julgada por um colegiado que terá como base o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que não possui nenhum artigo sobre homossexualidade.

O vídeo que está no canal do Boticário possuía 296 mil “likes” e 172 mil “deslikes” até o início da noite desta quarta-feira. Grupos conservadores pediram para que pessoas entrassem no vídeo e reprovassem a peça. Nesta terça, o pastor Silas Malafaia, famoso por posições tradicionais, postou um vídeo no seu canal do Youtube criticando a propaganda e dizendo que “as pessoas de bem, que não concordam com a promoção do homossexualismo, boicotem os produtos do Boticário”. “Vão vender perfumes para gays, então”, diz em um trecho do vídeo.

A mobilização também atingiu o site Reclame Aqui, que recebe reclamações de consumidores contra empresas. Das cerca de 80 reclamações cadastradas nos últimos dois dias, a maioria dizia respeito ao material de O Boticário. Alguns consumidores criticaram o fato de a marca estar fazendo “apologia ao homossexualismo” e, ao mesmo tempo, “desrespeitar as famílias”. Clientes ainda afirmaram que deixariam de consumir a marca por causa do “posicionamento” mostrado pela propaganda.
Por outro lado, algumas opiniões mais recentes faziam elogios ao vídeo. Houve clientes que avaliaram a propaganda como “sensacional”, “linda” e “boa demais para um país de terceiro mundo”.

Em nota, a empresa disse que “acredita na beleza das relações” e que queria, com a peça, abordar “com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor”. “O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha ‘Casais’, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”, diz a nota.

Veja o vídeo do comercial:

Memes do caso: 


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