Dubai é um novo centro de um novo mundo

Há três anos resolvemos aceitar o convite para participar da segunda edição da Art Dubai. A Dubai que nos atraiu não foi aquela que ao mesmo tempo fascina e repele muita gente, a cidade nova, no meio do deserto, onde quase tudo é possível. Foi olhando Dubai com outros olhos, ou melhor, pelos nossos olhos, que decidimos levar nossa galeria e nossos artistas para serem vistos do outro lado do mundo.

Art Dubai é uma feira organizada na Inglaterra, e Dubai o local escolhido para sua realização, escolha interessante, prontamente apoiada pela Dubai International Financial Center (DIFC) e pelo sheik Mohamed Al Maktoum, o mentor dessa comentada cidade. Aos nossos olhos, Dubai é um novo centro de um novo mundo, estrategicamente localizado entre Índia, Rússia, Oriente e Ocidente, um lugar onde convivem 202 nacionalidades, um freeport, com todo incentivo e apoio ao desenvolvimento e ao crescimento, com uma organização impecável, atual e desburocratizada. O vizinho Abu Dabi está construindo uma ilha com museus e um centro de eventos e espetáculos, com os melhores arquitetos do mundo e já com uma grande verba anual alocada para formação de coleções.
[nggallery id=15218]

Quando vemos o impacto que o Guggenheim de Bilbao causou na região norte da Espanha, fica fácil prever o que um Guggenheim semelhante e quase quatro vezes maior, dedicado à arte contemporânea, fará na região. Desde nossa primeira participação, vimos um enorme crescimento em interesse do público, dos colecionadores regionais e da imprensa de todo mundo.

Art Dubai organiza paralelamente um Art Forum, no qual vimos passar toda sorte de palestrantes e convidados, artistas (como Anish Kapoor, Tony Cragg), críticos, colecionadores e diretores das maiores instituições do mundo e um programa chamado de Contemporabia, dirigido a colecionadores e interessados. O propósito é organizar visitas a museus e coleções da região dos Emirados e países vizinhos como Qatar, Kuwait, Líbano e Jordânia, como foi, por exemplo, na edição de 2010. Foi criado ainda um prêmio para artistas da região da Middle East, North Africa, South Asia (Menasa) em associação a curadores independentes.

A Feira de 2010 alcançou um público de mais de 20 mil pessoas (Dubai tem uma população inferior a um milhão de habitantes) que visitaram as 80 galerias de 30 países em exposição na Madinat Jumeirah. O Art Forum acontece numa grande tenda refrigerada, sobre as areias da praia do famoso hotel construído dentro do mar, o Burj Al Arab.


Bolsa de Arte de Porto Alegre
R. Quintino Bocaiúva, 1115. Porto Alegre – RS, CEP 90440-051
Fone: (51) 3332-6799/9976-3600 bolsadearte@bolsadearte.com.br



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.